A ONG Criança Segura divulgou uma pesquisa nesta sexta-feira, 18, mostrando que acidente de trânsito é a principal causa de ocorrências fatais entre crianças de 0 a 14 anos, no Brasil. Diante desta realidade, quase 10 mil crianças e adolescentes de 0 a 17 anos receberam o seguro de Danos Pessoais Causados pro Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). No Acre foram 45 indenizados.
De acordo com a pesquisa são em média 36 vítimas, nesta faixa etária, por dia, sendo que 70% delas ficam com sequelas. Mais de quatro mil foram indenizadas por invalidez. Também é muito alto o índice de atropelamento, representando 58% dos pagamentos de DPVAT.
A pesquisa mostra ainda que a porcentagem de passageiros que sofrem acidente é de 42%. Sobre os tipos de veículos que estão envolvidos em acidentes, as motos aparecem em primeiro lugar, seguido por carro de passeio, caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e por último bicicleta.
Minas Gerais lidera o ranking de indenizações feitas pelo seguro. O Acre aparece em penúltimo lugar, perdendo apenas para o Amapá.

