A forte chuva que atingiu Rio Branco nesta sexta-feira (15), durante o feriado da Proclamação da República, foi de mais de 100 milímetros, segundo o Corpo de Bombeiros que monitorou o volume de água. Foram cerca de 8 horas de chuva torrencial e alguns estragos registrados.
“Com a chuva de hoje, temos mais de 50% do esperado para todo mês. Então é muita coisa”, informou o major Claudio Falcão dos Bombeiros.
A chuva acima da média fez os bombeiros atenderem mais de 20 ocorrências envolvendo inundações, queda de árvores, queda de muro e captura de animais.
No bairro Ayrton Senna, uma família ficou desabrigada e três famílias estão sendo monitoradas. No loteamento Farah, um muro caiu sobre dois veículos e ainda chegou a atingir uma criança que teve escoriações leves, segundo informou o major.
Para o mês de novembro, são esperados 211 milímetros e, somando com a chuva desta sexta, há a possibilidade de o acumulado ultrapassar os 147 milímetros em Rio Branco.
Ainda segundo Falcão, a maioria das ocorrências foi relacionada a inundações de casas e deslizamento de terra.
Alerta
Falcão ainda orienta para que as pessoas tomem algumas medidas nestes dias chuvosos, porque, neste período, acontece o encharcamento do solo, o que pode causar mais desmoronamentos.
“Mesmo as pessoas que não estejam nestas áreas [de risco de desmoronamento] é importante que verifiquem as residências. Casa de madeira, por exemplo, se está com dificuldade de fechar a porta, a janela, qualquer coisa desse tipo, porque pode ser que ela esteja correndo risco de desmoronamento ou movimentação de solo. Casas de alvenaria, se apresentar qualquer rachadura, também é um sinal de alerta”, explica.
Além disso, o major aconselha que durante esse período é importante evitar ficar na rua.
- Com informações do Portal G1.

