Ícone do site O Juruá Em Tempo

Embrapa promove capacitação para agricultores sobre técnicas de plantio sem queimadas

Os agricultores do Vale do Juruá participaram de uma capacitação sobre técnicas de plantio sem queimada, em especial o da cadeia produtiva da mandioca, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A atividade foi promovida em Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 12.

Com o tema “manejo conservacionista do solo arenoso do Juruá”, o curso apresentou técnicas de recuperação, reconstrução e construção de fertilidade dos solos agrícolas. “O manejo conservacionista busca condições que o solo consiga produzir sempre e na mesma área, colaborando com a redução da pressão sobre a floresta e do desmatamento”, frisou o pesquisador da Embrapa no Acre, Enir de Souza Costa.

A instituição tem promovido as capacitações em todo o estado, além realizar estudos que favorecem a agricultura acreana.

Segundo agricultor Sebastião do Nascimento, a cultura preservacionista é muito produtiva. “Desde que parei de utilizar o fogo, para plantar, reduzi os custos de produção da matéria-prima e do trabalho de mão-de-obra. Há muitos anos, não utilizo mais o fogo para plantar. Sempre digo para as pessoas: fogo na área de produtor tem que ser zero, pois só dá prejuízo”, endossou.

Sair da versão mobile