Os estudantes de Cruzeiro do Sul estão apresentando projetos científicos durante Mostra Viver Ciência, no município. Inúmeros são os estudos apresentados ao público que prestigia a atividade na Escola Professor Flodoardo Cabral.
A Mostra se iniciou nesta quarta-feira, 20, e se encerra na próxima sexta-feira, 21. O estudante de Ensino Médio da Escola Dom Henrique, Danilo Galvão, 17 anos, apresentou uma pesquisa sobre os malefícios dos aparelhos eletrônicos, como celulares.
“O notebook pode causar câncer, um telefone pode causa um incêndio, todo tipo de bateria pode ocasionar em incidentes ecológicos. E a nossa proposta é apresentar isso para a sociedade”, frisou Danilo.
Já o grupo de Wenderson David, 18 anos, desenvolveu uma experiência com a tradicional farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
“A farinha é importante para a nossa economia. Na nossa experiência, descobrimos que o cianeto, composto químico encontrado na mandioca brava, é prejudicial à saúde. Por conta disso, no processo de torrefação esse ácido é liberado, porém, na mandioca braba ele não é totalmente liberado, por isso que ela não é indicada e utilizada na produção da farinha”, explicou.



