Número de pessoas com suspeita de dengue, que realizam exame no Centro de Diagnósticos de Cruzeiro do Sul saiu e 10 para 40, mês. O aumento dos casos preocupa o poder público, juntos Estado e Município definiram estratégias de atuação.
Os exames do Centro de Diagnósticos, por exemplo, foram descentralizados. Os cidadãos também vão poder recorre ao Posto de Saúde da 25 para realizar o exame da dengue. Os testes rápidos e o exame de sorologia seguem no centro.
“O Município detém as ações de prevenção e controle e o Estado é responsável pelo tratamento. Ontem, nos reunimos com a área de Saúde e definimos uma estratégia de fortalecimento das unidades de saúde, com materiais e profissionais. Em virtude desse surto, a UPA de Cruzeiro do Sul já vai receber, a partir desta sexta-feira, os pacientes referenciados das unidades básicas de saúde, que precisam se hidratar”, frisou coordenador regional de Saúde, Roberto Holanda.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Nicolau Neto, o Município tem atuado no combate à dengue. “Nós precisamos do apoio da população, que faça sua parte e não deixe focos do mosquito se proliferarem em casa. O município tem mais de 10 estratégias em execução”, frisou.

