Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Acre teve que percorrer pelo menos 60 km de uma estrada de terra, em uma área de difícil acesso, para resgatar a agricultora Daicir Silva, que foi picada por um escorpião.
O caso ocorreu na zona rural de Xapuri, interior do Acre, nesta semana.
Daicir ficou com o pé inchado, teve quadro febril e muitas dores por causa do veneno, segundo contou o major do Bombeiros, Cláudio Falcão.
“Nós fomos acionados por causa dessa picada, pelo marido da vítima. A guarnição foi ao local e encontrou a senhora bastante debilitada com os efeitos do envenenamento”, contou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/3/j/IbC1XUR6KXpArABGqNzQ/c074ae77-2d4d-4f65-9535-95e7c00e7fa1.jpg)
De acordo com o major, a agricultora precisou ser conduzida às pressas ao hospital do município para tomar um antídoto para cortar os efeitos do veneno.
“Não teve outra alternativa a não ser conduzi-la para que ela fosse cuidada pelos médicos”, informou.
De acordo com Falcão, o animal foi capturado e levado ao hospital onde foi entregue à equipe que atendeu Daicir.
O major alerta a população para sempre prestar atenção ao calçar sapatos. No caso dos moradores da zona rural é preciso evitar andar descalços e de sandália.
“Os escorpiões e outros animais de pequeno porte se escondem em guarda-roupa, sapato, então, as pessoas precisam sempre averiguar. Assim como as pessoas da zona rural andar de botas e calça, ameniza os ataques desses animais”, conclui.
- Por Alcinete Gadelha, G1 AC.

