Ícone do site O Juruá Em Tempo

Desperdício de peixes é discutido em reunião sobre defeso da pesca em Cruzeiro do Sul

O desperdício de pescado e as espécies incluídas no defeso da pesca deste ano foram discutidos durante uma reunião em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (18).

Representantes dos Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), da Secretaria de Pesca e pescadores participaram da reunião para conscientizar a categoria sobre o período.

O coordenador de pesca do Ministério da Agricultura no Acre, Eder Frank, explicou que o período do defeso iniciou no dia 15 de novembro e termina dia 15 de março de 2020. Nesse tempo, a pesca fica proibida nos rios do estado.

Outro assunto discutido na reunião foi uma possível atualização no seguro defeso, já que algumas espécies proibidas para pescas nesse período têm em abundância na região, já outras liberadas, estão desaparecendo.

O presidente da Colônia de Pescadores, Elenildo Nascimento, pediu que um órgão responsável vá até a cidade para fazer um estudo e reformular a portaria sobre a proibição de algumas espécies.

“O pacu e a sardinha, quando foram proibidos realmente precisava porque baixou significativamente a população destas espécies. Agora, são os peixes que mais pegamos aqui. Ou seja, não tem mais necessidade de proibir sendo que tem outros que precisam ser”, criticou.

  • Com informações do Portal G1.
Sair da versão mobile