Duas mil mudas de citronela, uma espécie de repelente natural foram distribuídas no Bairro Lavoucat, em Rio Branco, para ajudar no combate à dengue na capital acreana. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (4).
O secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, disse que essa é uma alternativa e que o foco é retirar os objetos que possam acumular água parada e limpa das residências, mas, se na casa tiver a planta, ela vai estar protegida e o mosquito se afasta.
“Essas mudas foram preparadas para serem entregues nessa época do inverno. A citronela ajuda, porque expele um cheiro muito forte e é repelente natural, então o mosquito ao sentir o cheiro, se afasta do local. Então já está comprovado isso em outras cidades e agora a gente chega com essa alternativa”, disse o secretário.
O trabalho é integrado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e as ações da operação inverno vão ocorrer desta forma, segundo informou Almeida.
“Nós estamos na expectativa de que com essa ação, os casos diminuam aqui nessa região. Acontecendo isso, nós já estamos com as nossas equipes lá no Horto Florestal produzindo mais mudas para que a gente possa disponibilizar para a população”, acrescentou.
O secretário explica que a planta não evita que as larvas se tornem em mosquito. Ela apenas expele o mosquito que pode se aproximar do local e alerta que é importante que as pessoas continuem tomando os cuidados e reforça que a ação mais importante é evitar o mosquito nascer.
De acordo com dados da semana epidemiológica número 46, da Secretaria de Saúde, com dados apurados até o dia 26 de novembro, foram confirmados 2,5 mil casos de dengue neste ano na capital.

