Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Grave acidente entre moto e carro deixa casal ferido em avenida de Rio Branco
  • Bombeiros divulgam imagens de resgate de açougueiro que ficou com mão presa em máquina industrial em Rio Branco
  • Motorista fica ferido após capotar caminhonete e atingir entrada de condomínio em Rio Branco
  • Show de Wanderley Andrade é cancelado em Mâncio Lima
  • Ocupantes escapam ilesos após carro pegar fogo em Cruzeiro do Sul
  • Urgente: carro pega fogo em rua de Cruzeiro do Sul neste domingo
  • Ar polar avança e domingo será de tempo firme e frio no Acre
  • Ônibus pega fogo e explode em rotatória de Rio Branco
  • Hoje tem show de Wanderley Andrade em Mâncio Lima
  • Rio Juruá baixou mais de 6 metros em menos de um mês em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, maio 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Em 10 meses, mais de 80 venezuelanos fizeram solicitação de refúgio no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.9 de dezembro de 20192 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A crise econômica e política na Venezuela fez com que 83 venezuelanos pedissem refúgio no Acre, de acordo com dados do Ministério da Justiça.

Homens, mulheres e crianças forçados a deixarem para trás suas casas, parentes, sonhos. Na bagagem apenas a esperança de uma vida melhor. Ao todo 4,5 milhões de venezuelanos deixaram o país de origem.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre 2015 e agosto deste ano foram feitas 212 mil solicitações de residência temporária e refúgio de venezuelanos no Brasil. 64 mil são crianças e adolescentes.

Só para ter ideia, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 38.171 solicitações de refúgio na região Norte. A maioria em Roraima: 32.323; em seguida Amazonas: 5.911; depois Rondônia: 301; Pará 86, Acre> 83, Amapá: 9 e Tocantins: 4.

A estimativa do Unicef para 2020 é de que o número de venezuelanos no país chegue a 344 mil. 100 mil deles crianças e adolescentes.

Apelo

Diante desse cenário, o Unicef está fazendo um apelo global para que sejam arrecadados 64,5 milhões de dólares. O dinheiro será aplicado em ações voltadas para crianças venezuelanas em sete países, entre eles o Brasil. Qualquer pessoa pode ajudar e as transações podem ser feitas no site do Unicef.

“Aqui no Brasil, calculamos que precisamos algo em torno de 12,5 milhões para o próximo ano, para fazer o trabalho necessário e assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes que vêm de Venezuela”, disse o chefe de comunicação da Unicef Brasil, Michael Klaus.

Klaus também destacou a necessidade de um cuidado maior com grupos vulneráveis como crianças e adolescentes indígenas que muitas vezes chegam ao país desacompanhados dos pais e familiares.

“Muitas das crianças e adolescentes que chegam estão numa situação bastante vulnerável, com a situação da saúde deplorável com pouca nutrição também”, acrescentou.

Ele lembra que os desafios são muitos. E o primeiro deles que precisa ser vencido é o preconceito.

“Na região, já criamos 23 centros que basicamente combinam atividades psicossociais de apoio e educação para essas crianças e facilitar a integração deles tanto na sociedade como também e meio prazo nas escolas aqui”, concluiu.

  • Fonte: Portal G1.
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.