Após as chuvas dos últimos dias, Rio Juruá aumentou consideravelmente seu nível, e já ultrapassa a cota de alerta de 11,80 metros. Na medição feita na segunda-feira, 23, a manancial já apresenta a marca de 12, 13 metros, e preocupa ribeirinhos.
Em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, o rio continua enchendo, isso preocupa o corpo de bombeiros e a defesa civil que estão monitorando o transbordamento do rio, pois a qualquer momento pode haver chamado de emergência de desabrigados.
A cota de alerta já foi ultrapassada como explica o Capital Oliveira do Corpo de Bombeiros, “O corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa civil Municipal se juntaram, e estamos fazendo o monitoramento do rio, pois até o momento não temos nenhuma família desabrigada, mas estamos alerta, pois a qualquer instante pode surgir, e teremos que agir para manter os ribeirinhos em segurança”, disse o capitão.
Ano passado, no mês de novembro o rio marcou 13 metros, desabrigando muitas famílias, além da perda de bens. Oliveira acrescentou ainda que o Rio Juruá é muito perigoso, com isso, a população deve-se manter em alerta, e evitar navegar em embarcações pequenas.
Por Daiane Santiago do Juruá Em Tempo