Ícone do site O Juruá Em Tempo

No Acre, 460 motoristas tiveram carteiras de habilitação suspensas em 2019

Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) mostra que 460 motoristas tiveram suas carteiras de habilitação suspensas e outros 91 os documentos foram cassados. Os dados são referentes ao período de janeiro a novembro de 2019.

Durante todo o ano passado, o número de suspensões foi bem maior, chegando a 619 e 92 CNHs cassadas. Para o diretor de operações do Detran, Isaías Brito, essa redução nas suspensões está relacionada à retirada dos radares.

“A gente tinha muitos casos de excesso de velocidade quando tinha os radares. No ano passado, por exemplo, foram bem mais suspensões e acho que é muito por conta dos radares, já que o excesso de velocidade é uma das infrações que dá suspensão para quem dirige acima de 50% da velocidade máxima da via”, disse o diretor.

O diretor explica que algumas infrações resultam na suspensão imediata, como é o caso de dirigir após consumo de bebida alcoólica que é a mais comum nos casos. Segundo ele, a suspensão do direito de dirigir vai de seis meses a um ano, dependendo da infração.

“Esse ano tivemos muitas campanhas voltadas aos motociclistas, que foram as grandes vítimas de acidentes fatais. Além do trabalho de fiscalização, a gente tem esse trabalho de educação. Vale lembrar que dirigir sem capacete, empinar moto, dirigir sob efeito de álcool e fazer qualquer tipo de malabarismo no trânsito dá suspensão da CNH”, afirmou Brito.

Após ter a carteira suspensa, o condutor deve entregar o documento na corregedoria do Detran. Ele só vai poder voltar a dirigir, depois que fizer um curso de reciclagem e cumprir o prazo de suspensão.

No caso dos condutores que tiveram as CNHS cassadas, é porque insistiram em dirigir mesmo com o documento suspenso. Nessa situação, o motorista vai precisar esperar um prazo de dois anos para iniciar todo o processo de retirada de habilitação novamente em uma autoescola.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco
Sair da versão mobile