O (des)governo Bolsonaro está trazendo de volta uma realidade que pensávamos estar superada. A da luta pela comida. Assim como foi nos anos 90 e décadas anteriores do Século passado, o povo começa a saquear caminhões de carne.
Internautas comparam os saques com cenas que as TVs brasileiras divulgam sobre a Venezuela.
O país parece viver, de fato, uma volta ao passado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), termômetro oficial da inflação do período, acelerou a alta de preços para 0,51% em novembro, após ter registrado elevação de 0,10% um mês antes. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Este foi o maior resultado para um mês de novembro desde 2015, quando o IPCA ficou em 1,01%”, informou o IBGE. Em novembro de 2018, houve deflação de 0,21%.
A alta no mês foi puxada pela aceleração dos preços do grupo “Alimentação e bebidas” (0,72%), principalmente pelo aumento do preço das carnes (8,09%), que exerceram o maior impacto na taxa de inflação do mês. O item representou, sozinho, 0,22 ponto percentual (quase metade) do IPCA de novembro.
Fonte: Brasil de Fato.