Rio Branco, Acre, 4 de dezembro de 2020

“Propor a extinção do parque é um erro histórico”, diz Edvaldo Magalhães sobre a Serra do Divisor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) comentou sobre a proposta da deputada federal Mara Rocha (PSDB/AC) de se extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor e no lugar criar uma Área de Proteção Permanente (APA), que tem uma legislação totalmente diferente para sua exploração. A ideia é facilitar a construção da rodovia ligando Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru.

Sem ser contrário à ideia da construção da rodovia, mas sim da extinção do parque para criação de uma APA, Edvaldo Magalhães disse que “propor a extinção do parque é um erro histórico”.

O parlamentar pretende apresentar um estudo acerca do assunto assim que os trabalhos no Legislativo recomeçarem. “Vamos levantar os estudos e fazer uma fala com dados e a profundidade necessária logo no início dos trabalhos legislativos”, comentou ele, afastando qualquer debate superficial sobre o assunto.

E acrescenta: “a integração via Cruzeiro/Pucallpa é muito importante para a Região do Juruá. Não há nenhuma incompatibilidade com o Parque Nacional da Serra do Divisor. Há estudos de impactos e viabilidade, fruto de acordos de cooperação assinados pelos governos do Brasil e Peru. O Parque Nacional da Serra do Divisor com sua extraordinária biodiversidade é patrimônio do povo acreano e brasileiro. Precisa ser preservado, estudado e viabilizado do ponto de vista econômico a partir da sua riqueza. A estrada segue um outro curso. Possível, viável sem agredir o parque”, lembra Edvaldo Magalhães.

Ao ser questionado sobre o papel da Assembleia Legislativa neste processo, da possibilidade de mediar o diálogo com a bancada federal do Acre e com a própria autora da proposta, Edvaldo foi pontual: “sem dúvidas”, deixando claro, a importância da Aleac no debate, embora o assunto corra no âmbito federal.

  • Da redação do Notícias da Hora.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.