Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Após adiamentos, Banco Central desiste de regular Pix Parcelado
  • ‘Ciclone Neymar’: jornal espanhol exalta o brasileiro após hat-trick e vê jogador na Copa do Mundo
  • ‘Não vejo um homem, vejo uma cobra’: ex-jogador Yaya Touré volta a atacar Guardiola
  • Escândalo no futebol turco: Justiça prende atletas e dirigentes do Galatasaray e Fenerbahçe em operação contra apostas
  • Campeão da Copa do Mundo se separa de ex-número 1 do tênis após suspeita de traição vir à tona
  • Menino de 7 anos amputa as duas pernas por complicações de uma gripe e agora pede que todos se vacinem
  • Gabriela Loran, Viviane em ‘Três Graças’, fala do sonho de ser mãe: ‘Minha irmã vai ser barriga de aluguel’
  • Eduardo Sterblitch terá papel de destaque em ‘Quem ama cuida’
  • Quem é a filha secreta de Putin que apoia a Ucrânia e trabalha com arte em Paris
  • Leoa volta pela primeira vez ao local onde matou jovem que invadiu sua jaula
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Top Notícias

Governo do Estado massifica auxílio aos municípios do Juruá no combate à dengue

Por Redação Juruá em Tempo.15 de janeiro de 20202 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) mantém, desde a semana passada, uma equipe de técnicos em Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá, para auxiliar as autoridades locais em Saúde no combate à dengue, segundo informou o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, nesta terça-feira, 14.

Até há pouco tempo, casos de dengue costumavam ser raros no município, localizado a uma hora de Cruzeiro do Sul pelo rio Juruá, em lancha rápida.

“Em se tratando de Marechal Thaumaturgo, especificamente, tivemos apenas dois casos de dengue registrados em 2019, o que mostra que população do município não está numa situação desfavorável para a dengue como na maioria dos municípios da região do Juruá”, afirma Glória Nascimento, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.

Desde que a região do Vale do Juruá passou a ser endêmica para a doença, o Governo do Estado do Acre, por meio da Sesacre, vem auxiliando o fluxo de atendimento das pessoas acometidas pela enfermidade. Nos próximos dias, a médica infectologista Suiane do Vale, de Cruzeiro do Sul, se desloca para Thamaturgo para auxiliar nos trabalhos dos técnicos.

O trabalho do estado no combate à dengue é orientar, monitorar e investigar os casos de óbito, sendo as secretarias de saúde dos municípios as responsáveis pela prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

“Basicamente, o que a nossa equipe da Sesacre está fazendo é capacitar os profissionais no fluxo de atendimento e no manejo clínico do paciente, ou seja, o que fazer na hora em que a pessoa chega à unidade de saúde com os sintomas da dengue”, ressalta a chefe do departamento.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, pelo menos 9.464 pessoas foram notificadas com suspeitas de dengue ao longo de todo o ano de 2019, dos quais 3.956 foram confirmados, nos municípios do Juruá.

Eles são Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó.

Dos quase 4 mil casos, ao menos 67 foram de dengue com sinais de alarme, quando a pessoa apresenta sangramentos ou outros sintomas que aparentam ser graves. E quatro apresentaram dengue grave.

Em 2020, os números da segunda semana, que compreende o intervalo entre os dias 5 e 11 de janeiro, foram notificados 366 casos, dos quais 149 foram confirmados de dengue.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.