A viabilidade de energia elétrica 24 horas por dia na maior comunidade ribeirinha de Marechal Thaumaturgo, Villa Restauração, situada no Alto Rio Tejo, está prestes a se consolidar. Nesta semana, o prefeito Isaac Piyãko acompanhou a ida dos técnicos da Energisa à comunidade.
A segunda visita técnica deu início aos trabalhos de implantação da Usina Fotovoltaica, que irá atender as 170 famílias. Isaac Piyãko aproveitou a viagem para dialogar com os moradores da comunidade e levantar demandas das áreas de educação, saúde, pagamentos de servidores, serviços telefônicos, merenda escolar, linhas de créditos, entre outros.
A Energisa está desenvolvendo na Vila Restauração um projeto pioneiro no Brasil de energia solar, que vai usar tecnologia de ponta para isso. Os moradores serão capacitados a realizarem a manutenção básica dos equipamentos, além da instalação de um sistema de backup com gerador a diesel para emergências.
Vila Restauração
A Vila Restauração está situada na primeira reserva extrativista do Brasil, a Reserva Extrativista do Alto Juruá. Fica a 70 quilômetros do centro urbano de Marechal Thaumaturgo, acessível apenas por rio, numa viagem que pode durar até oito horas, em embarcações pequenas.
O sonho da energia elétrica 24 horas na maior comunidade ribeirinha do município é compartilhado pelo prefeito Isaac Piyãko, governador Gladson Cameli, e pelos deputados estaduais Nicolau Júnior e Luís Tchê.
Isaac Piyãko não tem medido esforços para que esse sonho, que para alguns parecia impossível, se torne realidade.
