Em mais de um mês de ação, a Polícia Militar do Acre (PM-AC) já fez mais de 14 mil abordagens durante a Operação Papai Noel em todo estado acreano. A ação iniciou no dia 20 de novembro e termina na segunda-feira (6).
Os dados são de ocorrências contabilizadas até a quinta-feira (2). Segundo relatório preliminar, confirmado pela PM-AC, as abordagens renderam em apreensões de armas, drogas, recuperação de carros, cumprimento de mandados de prisão e condução de pessoas às delegacias.
A PM-AC afirmou também que vai repassar todos os detalhes da operação durante uma coletiva, marcada para a próxima quarta (8).
Ainda conforme o relatório, houve abordagens a ônibus, carros, motos, a pessoas que estavam de bicicletas e também a pé. Essas abordagens renderam em 36 infrações de trânsito, em nove cumprimento de mandados de prisão, 26 adultos e seis menores foram levadas à delegacias.
Cerca de seis veículos foram removidos ao pátio do Detran e três armas de fogo apreendidas.
Operação
No lançamento da operação, o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, afirmou que a ação foi adiantada no Acre para garantir a presença “maciça” de policiais nas ruas do estado.
“O diferencial é que nós entramos um pouco mais cedo, recebemos recentemente novas viaturas, meios para poder dar uma melhor qualidade no atendimento das ocorrências e do serviço que vamos oferecer para a sociedade”, disse Araújo na época.
O coronel disse que as patrulhas foram reforçadas nos pontos mais movimentados que dão acesso aos bairros e centros comerciais.
Entre os militares que reforçaram o policiamento durante a operação, estavam alunos soldados e alunos cabos e, segundo o comandante, policiais mais experientes.
