Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Novidades 2

Alunos de escola militar em Cruzeiro do Sul iniciam ano letivo

Por Redação Juruá em Tempo.27 de fevereiro de 2020Updated:27 de fevereiro de 20203 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Escola Madre Adelgundes Becker, no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul, um dos municípios mais ocidentais do Acre, iniciou nesta quinta-feira, 28, as atividades do programa do governo federal do sistema cívico-militar, que pretende promover a melhoria na educação básica. A implantação do novo sistema foi durante uma cerimônia no pátio da escola, com a presença de autoridades locais, pais e equipe gestora civil e militar.

Com a nova nomenclatura, a instituição ofertará vagas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º do ensino médio, totalizando 938 alunos matriculados. A escolha da escola foi feita pelo fato de a mesma atender aos critérios estabelecidos pelo sistema, como situação de vulnerabilidade social e baixos índices de desenvolvimento da educação básica.

A diretora Rosa Lebre e toda equipe recepcionaram os alunos com tapete vermelho, dando as boas vindas aos alunos. “Parece clichê, mas unidos seremos mais fortes. Vamos fazer a diferença na educação local. Conseguiremos com muito trabalho, disciplina, respeito de todos: equipe civil – militar da escola, professores, alunos, pais e comunidade”, pontuou Rosa.

“Muda a questão das normas de condutas, que serão cobradas intensificadamente em virtude dos problemas sociais, indisciplina, buscando resgatar os princípios morais e cívicos. Essas normas ficam por conta dos nossos monitores militares e os professores civis trabalharão a parte pedagógica através de novas metodologias de ensino”, disse o capitão Eduardo Moura, gestor militar da escola.

Entre os alunos, Wesley Teixeira comentou que a novidade está sendo encarada com muita expectativa. “Eu estava muito ansioso, aposto num bom estudo, principalmente nós, alunos do Ensino Médio, precisamos ter uma boa formação”, ressaltou o estudante.

De acordo com Ruth Bernardino, coordenadora do Núcleo Estadual de Educação do município a implantação do colégio cívico – militar no segundo distrito da cidade é um sonho do governador do Estado, do Secretário de educação e da comunidade. “Foi dada a largada e hoje iniciou a semana zero, onde os alunos aprendem os comandos de ordem, as normas e toda disciplina necessária para a excelência desse projeto. Foi lindo e emocionante de ver. A mudança é notória neste primeiro momento e vai refletir no sucesso da aprendizagem destes alunos”, destacou Ruth.

Sistema cívico-militar

Em dezembro de 2019, o governador Gladson Cameli publicou no Diário Oficial, a lei que institui o programa das escolas cívico-militares na rede pública de educação básica do Acre.

Segundo a publicação, o programa das escolas cívico-militares é executado por meio de ato normativo conjunto, formulado pela SEE e pelos órgãos militares. No § 2º as atividades que compõem o programa são definidas, supervisionadas e coordenadas pela SEE que atuará em conjunto com um servidor do órgão militar indicado pela chefia do comando gestor dos órgãos militares.

A intenção do governo é montar essa parceria em escolas recém-inauguradas ou com alto índice de evasão escolar, baixo desempenho acadêmico, alto índice de violência e localizadas em área de vulnerabilidade social.

O documento estabelece também como as escolas definidas com essa parceria são geridas. O diretor escolar é indicado pelo secretário de Estado da SEE e tem um mandato de quatro anos, findo o qual deve ser promovido o processo de escolha na regra insculpida na Lei nº 3.141, de 2016. Já o gestor estratégico é indicado pelo comando militar dentre os militares da reserva e tem mandato de quatro anos, findo o qual pode ser reconduzido ou substituído por outro militar da reserva para mandato de igual período.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.