Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Foragido da Justiça do AM é preso pelo BOPE após tentar fugir de abordagem
  • Força Tática apreende adolescente por tráfico de drogas em Rio Branco
  • Defesa Civil monitora nível do rio em Porto Walter após manancial atingir cota de alerta
  • BR-364 entra em colapso entre Tauari e Tarauacá e ameaça única ligação terrestre entre municípios; veja vídeo
  • União libera quase R$ 1 milhão para projeto executivo da ponte de Rodrigues Alves
  • Operação da PF mira contratos de Batista Lima e Fernanda Brum na Expo Sena
  • Investigação da Polícia Civil resulta em prisões por roubo e crime organizado em Mâncio Lima
  • Acre, Rondônia e Amapá terão menores reduções nas tarifas de energia em 2026
  • Ministério Público do Acre apura situação do acervo histórico de Chico Mendes
  • O que o acordo Mercosul-UE pode significar para o Acre
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, janeiro 29
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Novidades 2

Criança picada por cobra é resgatada pelo Samu de Cruzeiro do Sul em aldeia de difícil acesso

Por Redação Juruá em Tempo.27 de março de 2020Updated:27 de março de 20202 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma criança indígena de cinco anos de idade foi resgatada na noite desta quarta-feira, 25, na Base Xinane da Funai, na terra indígena Nova Floresta, Alto Rio Envira, em Feijó, após ser picada por uma cobra jararaca, conhecida na região por jararaca-da-mata.

O resgate, feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, contou com o apoio de um helicóptero particular para o transporte da paciente até o Hospital do Juruá.

A solicitação da aeronave foi feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Vale do Juruá com a parceria do Samu. Foram cerca de duas horas de viagem até a Base Xinane da Funai, onde a paciente já aguardava a equipe. Ela chegou por volta das 20 horas em Cruzeiro do Sul.

De acordo com o médico do Samu que prestou os primeiros-socorros à menina, ainda em solo indígena, Victor Hugo Panont, o incidente com a serpente havia ocorrido há dois dias, o que agravou ainda mais o quadro de saúde da criança que corria o risco de evoluir para uma insuficiência renal.

“É uma criança vítima de acidente ofídico com 48 horas de evolução, que chegou à Base do Xinane com hemorragia gengival, dor e edema no membro inferior direito e sangramento espontâneo pelo acesso venoso. Uma situação bem delicada que sem o soro antiofídico poderia evoluir para uma insuficiência renal. Ao chegar ao local, encontramos a paciente consciente, orientada e respirando espontaneamente em ar ambiente, sendo transportada sem intercorrências até Cruzeiro”, explica.

Uma ambulância do Samu aguardava a aeronave no Aeroporto de Cruzeiro do Sul e encaminhou a menina direto ao hospital Regional do Juruá. Toda a ação de resgate aéreo durou aproximadamente quatro horas.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.