Ícone do site O Juruá Em Tempo

No Acre, vizinhas dividem ‘guarda’ de cão deficiente após amizade com menino de 3 anos

A amizade e paixão repentinas entre o pequeno João Pedro, de 3 anos, e Churros, um cachorro da raça dachshund (salsicha) de três patas, fizeram duas famílias mudarem as rotinas nos fins de semana e feriados. Para não separar os dois amigos, as famílias passaram a compartilhar a ‘guarda’ do animal.

João Pedro é filho da jornalista Lane Valle. Já Churros é da família da arquiteta Caroline Panont. As duas moram no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, mas nunca tinham conversado até o menino e o cão se tornarem amigos inseparáveis.

Há um mês, Lane levou o filho para brincar em uma pracinha do bairro quando houve o encontro. Churros passeava com um irmão de Caroline. No dia seguinte, o cachorro já foi levado para uma visita na casa de João Pedro.

“Quando ele passou, o João Pedro já olhou, chamou a atenção por causa das três patas. Se aproximaram e quando descobrimos o nome o João Pedro não parava mais de falar. Mandei mensagem para o rapaz dizendo que o João Pedro tinha se apaixonado, perguntei se não tinha como passar uma tarde com ele. Ficou de ver com a irmã dele e me avisar”, relembrou.

Visitas

Desde a primeira visita, todo fim de semana e feriado Churros passa na casa da jornalista com o menino. Ele é levado durante o dia e devolvido à noite. Porém, no sábado (29), Churros dormiu pela primeira vez na casa de João Pedro.

“Agora todo sábado leva o cachorro lá para casa. A gente brinca que temos uma guarda compartilhada nos fins de semana e feriados. No feriado de carnaval, ele foi lá para casa e à noite foram buscar. Sábado dominou pela primeira vez lá em casa. É tudo um processo para ele não estranhar, complementou Lane.

As duas vizinhas também passaram a trocar mensagens e fotos dos dois amiguinhos juntos. Churros foi até convidado especial do aniversário da irmã mais velha de João Pedro.

“Digo para ele que vamos conseguir outro cachorro e vamos devolver o Churros. Ele diz que não, que quer outro e o Churros também. Todos os dias acordava e dizia que queria ver o Churros, que tava com saudade e eu gravava áudios e vídeos e mandava para Caroline. Fala para todo mundo que vai comprar uma patinha pro Churros”, frisou.

Paixão por cachorros

A paixão de João Pedro pelos animais começou quando ainda era bebê. A mãe dele diz que a família tinha uma pinscher quando ele nasceu. Porém, o animal sofreu um acidente em 2018, recebeu cuidado veterinário, mas acabou morrendo.

“O João Pedro já era encantado por ela, tanto que o primeiro nome que aprendeu foi o da cachorra, que era Bia. Acho que até antes de chamar mamãe, já chamava Bia. Teve um incidente na casa da minha mãe, levamos para o pet shop, ficou internada, fez uma cirurgia, mas morreu”, recordou.

Após a morte do animal, Lane ficou de adotar outra companhia pro filho, mas foi adiando. “Desisti de adotar outro animal, mas minha mãe fala que o João Pedro está muito apegado ao Churros porque a mãe da dona dele está viajando, que ele que faz companhia para ela”, disse.

Caroline Panont confirmou que o animal faz companhia para a mãe dela, que está viajando há dois meses. A volta está programada para o fim do mês de março. Segundo Caroline, não vai ter problemas com as visitas de churros na casa de João Pedro quando a mãe retornar.

“Quando chego em casa não posso abrir o portão que ele foge. Deixo brincar com o João Pedro para não ficar sozinho no quintal. Eles se divertem juntos. Acho que não vai ter problemas”, ressaltou.

A arquiteta diz que o cachorro perdeu uma das patinhas há mais de um ano, quando foi atacado por outro cão da família. Mesmo com a mobilidade reduzida, conta que não pode deixar o portão aberto que o cachorro foge para rua.

“Quem faz companhia para ele é a minha mãe, que cuida do quintal, das plantas e fica o inteiro com ele. Ele é muito fujão, se deixar o portão aberto foge. No dia que o João Pedro conheceu ele fugiu. Foi encontrado depois por outra vizinha”, concluiu.

 

  • Por Aline Nascimento, G1 AC.

 

Sair da versão mobile