23.5 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Após dois moradores com Covid-19, Cruzeiro do Sul cria sala de situação para monitorar casos suspeitos

Por

- Publicidade -

Com sessenta pessoas em monitoramento, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, montou uma sala de situação para acompanhar os casos suspeitos, confirmados e pessoas com sintomas do novo coronavírus. A sala monitora os casos por bairros e a criação do espaço foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro.

Os dois primeiros pacientes infectados pela doença são um casal. A família recebeu o resultado positivo no domingo (12). O prefeito informou que já foram identificadas 19 pessoas que tiveram contato direto com o casal e o filho dele. Essas pessoas tiveram contato com outras pessoas e todas estão sob monitoramento.

Na apresentação da ferramenta de monitoramento, o prefeito mostrou em que bairros estão os moradores que estão em investigação. Do total, 25 deles estão no bairro 25 de Agosto.

“Essa sala fica em diálogo também com o estado. Com pouco tempo já temos 60 casos monitorados. Estamos tentando fazer tudo o que é possível de organização e levantamento de informações. Peço que quem teve contato com o casal ou o filho nos procure, venha na Secretaria de Saúde que vamos fazer o monitoramento” pediu o prefeito.

Também nesta quarta, Cordeiro publicou medidas mais duras com relação ao funcionamento do comércio para tentar evitar o avanço da doença na cidade. Além disso, prorrogou a suspensão das aulas até 30 de abril e decidiu pelo fechamento de algumas ruas e até balneários.
“Já chegou outra informação para nós de uma outra pessoa que teve contato com um taxista que morreu em Manaus. É outra demanda, imagina como é que está nossa cidade. Por isso que precisamos desses 14 dias de isolamento total. As pessoas só devem sair de casa para ir comprar alguma coisa lá no comércio e voltar”, aconselhou.

O prefeito falou também que reduziu o fluxo de pessoas da zona rural na parte urbana do município. Ele ressaltou que está preocupado com a situação e pediu ajuda da população.

“Também reduzimos a vinda das pessoas da zona rural, não precisa ser a família toda, só um responsável para trazer o alimento e vender. Não podemos brincar com a situação em nossa cidade”, argumentou.

Casos confirmados no Acre

Subiu para 101 o número de casos de Covid-19 registrados no estado. Os dados são do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) desta quarta-feira (15), que aponta também o aumento no número de mortes, saindo de três para quatro.

O vírus já circula em seis das 22 cidades do estado. De acordo com a Saúde, 51 pacientes não têm mais o vírus no organismo, sendo considerados recuperados. Assim, 50 pessoas seguem em tratamento e a taxa de recuperação é de 50%. Cinco pessoas seguem internadas.

- Publicidade -
Copiar