27.2 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Em Cruzeiro do Sul, fiéis não seguem recomendação de quarentena e fazem procissão por conta própria

Por

- Publicidade -

Apesar de a orientação do governo do estado de que os acreanos permaneçam em isolamento para conter o avanço do novo coronavírus no estado, um grupo de fieis do município de Cruzeiro do Sul, se reuniu e fez uma procissão, na manhã desta Sexta-Feira da Paixão(10) para lembrar o Cristo morto.

A procissão não foi organizada pela igreja católica. O Bispo de Cruzeiro do Sul, Flávio Giovenale, disse que não teve conhecimento da procissão e reiterou que as missas e outras atividades da igreja que reúnem pessoas estão suspensas desde o dia 21 de março.

“A orientação nossa é de evitar todo aglomerado. Tanto que aqui em Cruzeiro do Sul, não fizemos procissão e suspendemos a Via Sacra e está sendo transmitida pela rádio local e redes sociais [missas]. Suspendemos todas as atividades públicas”, explicou.

O grupo, de pelo menos 30 pessoas, era composto por amigos e familiares que se reuniram em um sítio do município, onde fizeram o trajeto com toda a liturgia de cânticos e orações, enquanto carregavam uma cruz.

Um dos responsáveis pelo encontro, o jornalista Adelcimar Carvalho, disse que a iniciativa foi devido ao cancelamento da Via Sacra da igreja católica, que faz parte das ações da Semana Santa, que marca a morte e ressurreição de Cristo.

“Nos reunimos e juntamos os casais mais próximos e decidimos fazer. Lá é fora da cidade e a gente até conversou para as pessoas manterem o distanciamento. Só que alguns pais levaram crianças e eles acabaram se aproximando. Mas, a gente procurou manter a distância um do outro”, garantiu.

Questionado sobre obedecer o decreto de isolamento social, Carvalho disse que não queria deixar passar a data e e então, os amigos e parentes decidiram fazer a procissão.

“Essa tradição que existe na igreja Católica é um evento que reúne uma grande multidão e, infelizmente, nesse ano não aconteceu”, lamentou.

Carvalho disse ainda que a atividade foi independente, apenas entre amigos e familiares. “Lá não tinha nenhum sacerdote, foi entre a família e amigos. Tinham pessoas que fazem parte do ECC [Encontro de Casais com Cristo], das três paróquias de Cruzeiro do Sul e fizemos. Mas, com um grupo de amigos do dia a dia”, concluiu.

O Acre já tem 70 casos confirmados de Covid-19, segundo o novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta sexta-feira (10). São oito novos casos registrados de contágio pela doença, em comparação com essa quinta (9), quando haviam 62 casos confirmados.

Fonte: G1.
- Publicidade -
Copiar