Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Ataque a faca durante cavalgada deixa homem ferido no interior do Acre
  • Emboscada em área rural deixa três mortos e leva dois suspeitos à prisão no interior do Amazonas
  • No Acre, 20 pessoas morrem por síndrome respiratória em 2026; maioria dos óbitos é de crianças pequenas
  • Jovem fica ferido após colisão entre motocicleta e caminhonete na Isaura Parente, em Rio Branco
  • Arco-íris duplo surge no céu de Rio Branco e encanta moradores
  • No Acre, TRE registra baixa procura em mutirão e alerta para prazo eleitoral
  • Incêndio atinge hotel abandonado em Rio Branco
  • Homem é achado morto em ramal de Cruzeiro do Sul
  • Trio armado faz mãe e filha reféns durante assalto em Rio Branco
  • Acre lidera queda de casos de malária na Amazônia Legal no primeiro trimestre
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, abril 26
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Jornalista do Peru tenta voltar ao país há mais de 1 mês e denuncia descaso do consulado

Por Redação Juruá em Tempo.15 de maio de 20202 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O que era para ser uma simples viagem de passeio se tornou um grande transtorno para a jornalista peruana Graciela Salazar Stein, de 64 anos. Com vários amigos no Acre, ela veio sozinha passar o Carnaval e, ao tentar voltar ao país, no dia 2 de abril, deu de cara com a fronteira fechada por conta da pandemia de coronavírus.

Desde lá, ela vive de favores na casa de amigos. A mulher denuncia descaso do consulado do Peru no Acre, que tem atendido 11 peruanos com auxílio de apenas R$ 100. Segundo Stein, o órgão não quer incluí-la no grupo. O benefício serviria para quitar necessidades emergenciais até que consiga uma forma de atravessar a fronteira em Assis Brasil.

Na terça-feira (12), cerca de 50 peruanos que estavam acampados na ponte que liga a cidade acreana a Iñapari, no Peru, obtiveram autorização para entrar no país após terem feito testes para covid-19, uma exigência do governo da nação vizinha. Sete estavam infectados. Outro grupo de peruanos deve chegar ao município em breve para o mesmo procedimento.

Porém, Graciela prefere esperar a reabertura da fronteira anunciada pelo governo peruano para o dia 25 de maio. Além de idosa, ela é diabética e hipertensa e teme se contaminar em meio aos compatriotas durante a entrada em grupo a Iñapari. Por isso, necessita da ajuda financeira para ficar no Acre. “Quero passar de forma normal”, diz.

A jornalista pensa em se mudar nos próximos dias para Assis Brasil e ficar na casa de um conhecido para estudar uma forma de entrar no país sem que precise se aglomerar. Mas não pode fazer o trajeto sem o suporte financeiro do consulado, pois todo seu dinheiro já acabou.

Nesta quinta (14), ela foi andando até a sede da entidade e disse ter sido informada que não pode receber o auxílio por ser uma visitante frequente do Brasil, possuir CPF daqui e cédula de identidade de estrangeiro. Ela teria sido aconselhada a buscar o benefício de R$ 600 do governo federal. Porém, no sistema, seu CPF consta como inválido para o cadastro.

A senhora disse que vai acampar em frente ao consulado na sexta (15) e só vai sair caso receba o benefício prometido. “Eu não sou brasileira, sou peruana. E isso não me permite receber dinheiro do Brasil. Estou sem nada e eles parecem estar brincando comigo”, desabafa.

Fonte: Contilnet.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.