PRF apreende caminhões com madeira ilegal na BR-364

Dois caminhões foram apreendidos e duas pessoas detidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido transplante ilegal de madeira nesta sexta-feira, 5.

A primeira ocorrência aconteceu nas proximidades da Corrente, na BR-364, por volta de meio-dia, quando em fiscalização de rotina  uma equipe PRF ordenou que o motorista de um caminhão parasse.

No veículo foram apreendidos 1,14m³ de madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF), o motorista também não portava a nota fiscal. Ele alegou que apenas estava realizando o frete de forma gratuita, mas que tinha sido contratado por um terceiro homem. Perante o fato, o motorista assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo. O caminhão e a carga foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Meio Ambiente do estado do Acre (IMAC).

Já a segunda carga de madeira ilegal foi flagrada no bairro Santa Cecília, km 115, da mesma rodovia federal. Os PRFs abordaram outro caminhão com madeira. O motorista apresentou o DOF; porém, ao realizar a medição da carga, os policiais verificaram que havia 13,41m³ de madeira, enquanto que no documento florestal constavam apenas 11,109m³. Tal divergência torna o DOF inválido.