25.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Número de chamados no Samu aumenta mais de 60% desde o início da pandemia no Acre

Por

- Publicidade -

O número de chamados para o Serviço Móvel de Urgência (Samu) no Acre aumentou mais de 60% desde de o início da pandemia no estado, segundo dados da coordenação do órgão.

Em janeiro e fevereiro deste ano foram de 3,3 mil e 3,5 mil chamados, respectivamente. A partir de março, mês em que foram registrados os primeiros casos de Covid-19 no estado e decretada quarentena, os chamados começaram a apresentar um aumento e chegaram a quase 4 mil.

Em abril o número de atendimentos foi de 3,9 mil e em maio, quando os registros de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Acre aumentaram de forma significativa, foram quase 5,5 mil atendimentos feitos pelo Samu.

O coordenador do Samu, Pedro Pascoal, afirmou que não foram só os números de chamados de urgências que mudaram, mas também o perfil dos atendimentos em função do novo coronavírus.

“Tentando minimizar a propagação, a parte administrativa do Samu diminuiu seu horário de expediente. Quanto à Central de Regulação, que é um serviço que funciona 24h, nós não conseguimos fazer uma adaptação, os médicos continuam na central regulando e triando as ocorrências. Identificada a emergência, a ambulância é enviada de imediato e quando não identificada é feita orientação”, afirmou o coordenador.

Número de chamados no Samu aumenta quase 60% desde o início da pandemia no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Número de chamados no Samu aumenta quase 60% desde o início da pandemia no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

- Publicidade -
Copiar