Superintendente da Sudam recebe visita do vice-presidente da República e tratam sobre desenvolvimento da Amazônia

O Superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, recebeu nesta semana o vice-presidente da República Hamiltom Mourão na sede da Sudam, em Belém (PA). Durante a visita o presidente conheceu de perto a atuação da autarquia no desenvolvimento da região e tratou com o superintendente sobre a participação da Sudam no Conselho Nacional da Amazônia.

O Conselho é um órgão criado para buscar soluções relacionadas ao aumento no desmatamento da Amazônia. Uma das formas de combater essa problemática é por meio do desenvolvimento sustentável, sendo esse um dos principais pontos de atuação da Sudam.

Para o superintendente, a participação da autarquia junto ao Conselho da Amazônia é fundamental, uma vez que as ações da Sudam vão de encontro aos objetivos do conselho, que é de preservar, proteger e desenvolver, dando respostas e soluções para o aumento no desmatamento, reforçando dessa forma a atuação conjunta.

“É algo muito importante pois já temos o conhecimento da Amazônia, somos o órgão braço do governo federal para o desenvolvimento da região, já temos os instrumentos de desenvolvimento, fazemos o planejamento da região, e dentro desses planejamento temos todos os projetos de infraestrutura e de desenvolvimento, que foram escolhidos pelos estados, e o desenvolvimento sustentável é uma opção para o não desmatamento”, explicou Paulo Roberto, em entrevista ao site Juruá em Tempo.

Participaram ainda do encontro o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas Públicas, André Carioca e da diretora de Gestão De Fundos, de Incentivos e de Atração de Investimentos, Marly Vieira, além do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, que apresentou os dados e ações do banco na região.

O superintendente apresentou para o vice-presidente as dependências da instituição, em especial as salas onde são realizadas as reuniões do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel). Paulo Roberto disponibilizou a estrutura da autarquia em Belém para a criação do escritório regional do Conselho da Amazônia.

“Disponibilizamos nossa estrutura para ser criado o escritório regional do Conselho da Amazônia, em Belém, dentro da Sudam, já que a sede vai ficar em Brasília e pedimos nossa participação também nas subcomissões do conselho”, explicou o superintendente.

Na visita, o vice presidente destacou a importância da ligação e ações conjuntas entre Sudam e Conselho da Amazônia.
“Visitamos a Sudam para conhecer a forma como estão trabalhando e, principalmente, para estreitarmos laços entre a autarquia e o Conselho Nacional da Amazônia. Vejo que a Sudam possui planejamento e apresenta a tecnologia como ferramenta para controle e facilitação dos seus serviços. Todas as ações para o desenvolvimento da Amazônia são nossas prioridades”, contou o General Mourão.

Devido à pandemia de covid-19 e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a reunião foi realizada de forma fechada, sem a presença de imprensa e público externo.