Idosa de 102 anos vence Covid-19 e choca até a neta: ‘Foi uma surpresa’

A aposentada Ana Santiago surpreendeu toda a família ao vencer a Covid-19, aos 102 anos, em Miracatu, no interior de São Paulo. Segundo apurado pelo G1 nesta quarta-feira (15), ela recebeu alta sob aplausos dos funcionários do hospital em que estava internada e teve um reencontro emocionante com as netas, que se surpreenderam com a recuperação.

A dona de casa Samara de Souza, de 29 anos, é bisneta de Ana. Ela relata que a bisavó é muito importante para toda a família e que a alta foi um dia de muita felicidade para todos eles. “Eu não cheguei a conhecer a minha avó, que era a única filha dela e morreu cedo, então ela me criou também como se fosse a minha avó. Tenho muito carinho por ela”, diz.

Ela conta que a idosa começou a ter sintoma da doença – febre e falta de ar – há cerca de 11 dias. Ficou internada no hospital de Pariquera-Açu e foi encaminhada para o hospital de Registro, totalizando mais de nove dias internada no ambiente hospitalar. Ela precisou fazer uso de oxigênio, mas apresentou melhora no quadro de saúde e recebeu nesta terça-feira (13).

Equipe do hospital também comemorou alta de idosa que mora em Miracatu, SP — Foto: Dione Aguiar/G1

“Ficamos muito felizes que ela superou, porque quando soubemos que era Covid-19, tivemos medo pela idade dela. Foi surpreendente ver que ela superou e ficou tão bem. De uns anos para cá ela não anda muito e esquece um pouco das coisas, mas não tem diabetes, nem nada do tipo. Os médicos nos disseram que ela era a paciente mais velha do Vale do Ribeira que se recuperou da doença”.

De acordo com a bisneta, a família ficou em quarentena após o resultado positivo da doença da bisavó e não pôde visitá-la. “Pedíamos informação pela assistente social. Tomamos todos os cuidados depois que começou a pandemia, então não imaginávamos que ela seria contaminada”, diz.

A boa recuperação da idosa surpreendeu até a neta Maria Aparecida Santos, que foi buscá-la no hospital e diz ter ficado até ‘chocada’. “Todo mundo está feliz. Ela foi muito vitoriosa. Agradecemos a Deus que ela superou a Covid-19, porque é uma doença perigosa. No caso dela, a recuperação foi uma surpresa para todo mundo”, diz.

Ana recebeu alta sob aplausos de funcionários e foi recebida aos abraços de suas netas, que comemoravam com muita alegria e carinho a vitória da avó. O diretor do Hospital São João, Petrônio Bezerra dos Santos, em entrevista à TV Tribuna, também comemorou o ocorrido. “A alta de dona Ana é um símbolo de que é possível acontecer e que com certeza a gente superará esses momentos tão difíceis”, disse.

Neta abraçou avó e ficou emocionada após idosa de 102 anos receber alta  — Foto: Dione Aguiar/G1

Fonte: G1.