Rio Branco, Acre, 30 de setembro de 2020

Seca do Rio Juruá se intensifica e prejudica navegação na região

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O verão intenso chegou e o primeiro sinal é a aparição das prainhas, que nesta primeira semana de agosto se estendem por metros, acompanhando as curvas do Rio Juruá. O contraste entre a areia, rio, o verde da mata e o céu azul, deixa a paisagem encantadora. Contudo, para quem trabalha com embarcações de grande porte este é um período bastante delicado.

“No período de inverno a gente sai 12h e chega 3h da madrugada, na estiagem saímos 7h do sábado e só chegamos na segunda por volta das 8h”, disse o barqueiro Auricélio Costa, que trabalha abastecendo os municípios do alto Juruá e municípios do Amazonas.

Comparado ao mesmo período do ano passado, a estiagem está mais intensa e o nível do rio está em 4,15 metros, sendo possível chegar a dois metros de profundidade, situação que dificulta a navegação. A informação está no site Juruá Online.

“Esperamos que essa estiagem não seja muito severa, e que a gente não chegue ao nível crítico. A perspectiva é que tenhamos chuva a partir do dia 15 de agosto e que a seca no rio não venha trazer transtornos aos meios de transporte”, explicou o Capitão Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul.

Notícias da Hora 

foto Ismael Medeiros

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.