Rio Branco, Acre, 27 de novembro de 2020

Nicolau Júnior destaca esforço do governo do Estado para tornar Acre zona livre de febre aftosa sem vacinação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), participou na manhã desta terça-feira (18) da coletiva de imprensa sobre a instrução normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que classifica o Acre como zona livre de febre aftosa sem vacinação, de acordo com o documento assinado pela ministra Tereza Cristina Dias.

O encontro contou ainda com a presença do governador do Estado, Gladson Cameli, do vice-governador, Major Rocha, do secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, e do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), José Francisco Thum.


Em maio de 2005, a Organização Internacional de Epizootias (OIE) declarou o Acre como área livre de aftosa com vacinação. Desde então, o Estado vinha trabalhando arduamente para obter o atual status. Vale destacar que o Estado, que atualmente possui cerca de 3,5 milhões de bovinos que geram por ano renda de R$ 1,5 bilhão, tem vacinado seu rebanho há 20 anos ininterruptos com duas campanhas por ano.

Todo esse esforço foi reconhecido pelo presidente da Aleac. Durante a coletiva de imprensa, Nicolau Júnior destacou o empenho que o governo do Estado fez para que o Acre alcançasse esse status.  “Quero parabenizar o governador do Estado, que, juntamente com a equipe do Idaf, fez de tudo para que os objetivos definidos pelo Mapa fossem cumpridos. Sabemos que era uma meta do governador Gladson conquistar esse status para que o mercado de carne bovina do Acre pudesse viver um novo e importante período. E, hoje, graças a muito empenho, compromisso e dedicação, estamos comemorando essa conquista”, enfatizou.

Para o deputado, o novo status sanitário valorizará ainda mais o rebanho acreano. “Eu tenho muito orgulho dos nossos pecuaristas, sabemos da importância deles para a economia do nosso estado. Compreendemos que o Acre precisa crescer muito mais, e essa é a visão de futuro do nosso governador. Tenho certeza de que continuaremos trabalhando para manter os excelentes resultados que o Acre possui, buscando sempre o fortalecimento da agropecuária”, disse.

O progressista destacou ainda a importância da união dos poderes para o desenvolvimento do Estado. “Contem comigo na Assembleia Legislativa para ajudar no que for necessário. A nossa Casa de Leis não tem ego, e conta com a atuação de 24 deputados estaduais que estão dispostos a trabalhar pelo bem-estar da população e pelo desenvolvimento do Acre. Estamos juntos governador”, enfatizou Nicolau Júnior.
Também participou do encontro, o deputado Neném Almeida, presidente da Comissão de Legislação Agrária da Aleac.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.