Rio Branco, Acre, 28 de setembro de 2020

Acre tem o maior aumento do país em consumo de energia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O consumo de energia no mercado livre avançou 4,0% na primeira semana de agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o mais recente estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

E o destaque é o Acre, Estado onde o consumo mais cresceu na 1ª quinzena de agosto: aumento de 19% em comparação a igual período do mês anterior. Especialista consultado diz que a retomada de várias atividades industriais e comerciais é a responsável pelo avanço do consumo. Na última quinzena de julho o Acre começa a entrar na fase mais flexível do risco da Covid-19.

No mercado nacional regulado, porém, o consumo brasileiro caiu 4,0% na mesma base de comparação, fazendo com que a retração no Sistema Interligado Nacional ficasse em 1,3%.

Vale reforçar que os resultados são preliminares e sofrerão alterações até que todos os dados faltantes sejam contabilizados, o que pode impactar a comparação com outros períodos. Historicamente, a primeira semana do mês possui índices de coleta mais baixos. Os percentuais não consideram também os expurgos de migrações entre os ambientes.

As informações levam em conta o consumo total do mercado cativo, em que o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras, e do livre, que permite a escolha do fornecedor e a negociação de condições contratuais. Além disso, o estudo não calcula os dados de Roraima, único estado não interligado ao sistema elétrico nacional.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.