Rio Branco, Acre, 28 de setembro de 2020

No Acre, fotógrafas lançam galeria virtual com registros do cotidiano durante a pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Com registros da bagunça dos filhos, do banho, de um fim de tarde, das tarefas domésticas e até do encontro dos sobrinhos com a avó, um grupo de fotógrafas de Rio Branco montou uma galeria virtual com registros feitos desde o início da pandemia. O material está disponível no site da Fundação Elias Mansour (FEM).

O projeto foi batizado de Meu Universo na Pandemia e reúne as fotógrafas Nattércia Damasceno, Cinthia Davanzo, Bruna de Paula, Deyse Cruz, Hannah Lydia, Narjara Saab, Val Fernandes e Samara Oliveira.

A galeria foi criada para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado na quarta-feira (19). A ideia era que cada uma retratasse as expressões e emoções durante o isolamento social. O resultado foi 19 fotos do dia a dia dos familiares, da convivência, descobertas e o universo de cada uma das profissionais.

Em preto e branco, Bruna de Paula eternizou o momento em que a sogra reencontrou os netos e a filha depois de quatro meses de isolamento. Para abraçar Maria Alaíde da Costa Santos, que é do grupo de risco, os familiares usaram capas de chuvas e muito álcool em gel na higienização.

“Ela está isolada desde o início da família. São duas avós, após quatro meses uma delas fez aniversário e a filha dela, que é médica, disse que tinha que dar esse abraço na mãe de qualquer forma e se paramentaram todos. Usaram macacão, capas, passou álcool em todo mundo e foram”, relembrou.

O registro foi feito no dia 5 de junho. Bruna disse que começou a registrar o dia a dia desde o início da pandemia, mas sem imaginar que o grupo iria montar o projeto.

Profissionais selecionaram fotos tiradas desde o início da pandemia para a galeria  — Foto: Hannah Lydia/Projeto Meu Universo da Pandemia

“A gente também estava sem se ver e decidiu ir. Fiquei no cantinho para registrar. Foi bem rápido, mas bem emocionante”, destacou.

Outro momento singular para Bruna foi quando a filha de 5 anos aprendeu a ler na pandemia. A criança aparece em um dos cliques estudando em uma sala de aula improvisada enquanto as roupas secam em um varal montado no mesmo cômodo.

“Também estou sendo professora na pandemia. Meu esposo é médico, está trabalhando, não nos contaminamos e nos cuidamos. Minha filha começou a ler na pandemia, ela já sabia algumas letras, mas teve aquele ‘estalo’ de quando a criança começa a entender a palavra. Foi uma festa. Ela estudava em uma escola integral e, possivelmente, eu não estaria nesse momento”, contou.

Galeria de fotos está disponível no site da FEM — Foto: Narjara Saab/Projeto Meu Universo da Pandemia

Projeto

Cada profissional selecionou três fotos para a galeria. Nattércia Damasceno diz que a ideia surgiu na segunda-feira (17). O grupo discutiu o nome, escolheu as fotos e, na quarta, a exposição virtual foi lançada.

“Cada uma tem uma atuação paralela, nem todas são acreanas, mas atuam no Acre com fotografias sociais, documental, temos um grupo no WhatsApp e com a proximidade da data do Dia Mundial da Fotografia decidimos fazer algo dentro das nossas possibilidades em meio a uma pandemia”, revelou.

Nattércia Damasceno começou a fotografar os momentos do isolamento social para o projeto — Foto: Nattércia Damasceno/Projeto Meu Universo da Pandemia

Para Nattércia, a iniciativa significou muito mais do que um projeto para o Dia Mundial da Fotografia, mas serviu também como ânimo para produzir sobre esse momento de incertezas.

“A minha relação foi diferente porque não tinha conseguido fotografar até então. Tem colega que começou a registrar a pandemia desde o início como um diário mesmo. Quando surgiu a ideia foi uma espécie de ânimo e gás. Sempre nessa data a gente faz alguma ação, cada uma separada ou em coletivo, fazíamos alguma discussão para celebrar a fotografia, mas este ano a única forma de marcar essa data seria com registros do momento”, finalizou.

Por Aline Nascimento, G1 Acre — Rio Branco

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.