Rio Branco, Acre, 28 de setembro de 2020

Censo Escolar encerra fase de coleta de dados com mais de 142 mil alunos matriculados na rede estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O Censo Escolar é a maior pesquisa nacional e da América do Sul no campo educacional. Os dados coletados servem de base, por exemplo, para o cálculo dos recursos destinados aos programas nacionais Alimentação Escolar, Livro didático, Transporte Escolar, Dinheiro Direto na Escola e para o Fundeb, o Fundo de Manutenção da Educação Básica.

Na última sexta-feira, 21, as 1.566 escolas acreanas (somando as redes estadual, municipais, privada e federal) concluíram a coleta de informações sobre a matrícula inicial, fazendo com que o Acre seja o primeiro estado a finalizar essa fase pelo quarto ano consecutivo. No total, a rede pública estadual aparece com 614 escolas e 142.327 alunos.

A pesquisa é dividida em duas etapas: a da matrícula inicial, em que são levantadas informações referentes ao aluno, gestor e estrutura da escola, entre outras; e a da situação final do aluno, com indicações sobre rendimento escolar, aprovação, reprovação e movimentação.

Segundo o coordenador estadual do Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE), Jelsoni Calixto, a pandemia da Covid-19 trouxe ainda mais desafios para a equipe do Censo e as equipes gestoras das escolas. “Em um ano tão importante para a educação por conta da aprovação do novo Fundeb, reacende-se a esperança de dias melhores para educação, principalmente quanto à valorização de seus profissionais”, ressalta.

O titular da SEE, Mauro Sérgio Cruz, destacou o compromisso e o zelo das equipes escolares e da secretaria para a conclusão desse trabalho. “Apesar de estarmos em meio a uma crise sanitária, os profissionais não mediram esforços para realizar o preenchimento das informações. Eis o resultado: Fundeb garantido para 2021. Mais recursos, mais investimento em boas políticas educacionais”.

A partir de primeiro de outubro a coordenação estadual do Censo terá trinta dias para fazer uma revisão das informações junto às escolas e corrigir possíveis divergências.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.