Rio Branco, Acre, 28 de setembro de 2020

Segurança Pública recebe novo sistema de radiocomunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A comunicação entre as unidades que formam o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) deu um grande salto tecnológico. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), recebeu na última terça feira, 25, o primeiro lote de equipamentos de comunicação, adquirido dentro do Plano de Ação de Enfrentamento à Criminalidade, do Ministério da Justiça e comprados na Espanha e Inglaterra.

Com um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, o Estado vai reforçar a comunicação entre o Ciosp e todas as unidades fixas e móveis do Sistema Integrado de Segurança Pública. São 6 torres de médio e baixo alcance, 5 rádios fixos, 100 rádios em viaturas e 210 rádios portáteis. Esses equipamentos possuem comunicação criptograda, que impedem que a frequência seja invadida por qualquer outro equipamento. “A instalação dos rádios começa imediatamente. As torres vamos instalar a partir da primeira semana de setembro. Assim ampliaremos o alcance e iremos melhorar a comunicação entre todas as bases, na capital e no interior”, explica o tenente da PM Carlos Maicon Viga, chefe do Departamento de Modernização, Tecnologia de Informação e Comunicação da Sejusp.

As torres serão instaladas em pontos onde a comunicação entre as bases e as unidades móveis vêm exigindo maior alcance. Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Juruá, vão receber uma torre cada. Tarauacá também será contemplada. Na capital, o reforço na comunicação vai ampliar o alcance na área do Segundo Distrito e na região da Transacreana.

Parceria com a Polícia Rodoviária Federal

Esta etapa do programa vai fortalecer ainda mais a parceria da Segurança Pública do Estado com a Polícia Rodoviária Federal, que já dura mais de quatro anos. Segundo Viga, a Sejusp vai compartilhar com a PRF, o uso das duas antenas que sejam instaladas na capital.

Para o gerente do Programa do Rádio Digital da PRF, Mac Maillan, o uso compartilhado da estrutura de comunicação entre as polícias vai garantir uma economia de quase R$ 5 milhões do dinheiro público. “Ao invés da gente construir uma estrutura para cada instituição, vamos compartilhar a mesma rede, as mesmas antenas, integrando ainda mais o trabalho das forças de segurança”, explicou.

Instalação de torres de longo alcance

Na segunda etapa do Programa, a Sejusp vai instalar 3 Estações de Rádio Base (ERB) de 60 metros de altura, equipamentos com capacidade longo alcance. Para reforçar a cobertura e evitar que o sistema fique inoperante em caso de problema nas torres em funcionamento, o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo César Santos, determinou abertura de processo de licitação para aquisição e implantação do sistema de dualidade, com mais 25 ERBs. Esse suporte reserva será acionado toda vez que ocorrer uma pane em uma das torres.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.