Rio Branco, Acre, 30 de setembro de 2020

Governo dialoga sobre turismo com representantes do setor em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Em agenda no município de Cruzeiro do Sul, o governador em exercício, Major Rocha, esteve reunido no início da tarde deste sábado, 29, com representantes da Secretaria Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, além do Sebrae. O encontro aconteceu no gabinete da vice-governadoria e teve como objetivo promover um diálogo sobre os rumos do turismo e as necessidades do setor no retorno às atividades após o isolamento social.

Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Aldemir Maciel, que também responde pela pasta de Cultura, afirmou que os dois segmentos estão interligados e que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul busca organizar a retomada do processo de incentivo ao turismo pós-pandemia. “Quando você trabalha a cultura de uma região, você trabalha também o turismo. Os nossos grandes eventos culturais fortalecem o turismo, fortalecem a economia e trazem as pessoas para conhecer uma região que é linda”, ressaltou.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Siane Grandidier, explicou que desde a criação em 2016, o órgão trabalha no fomento e fiscalização de projetos, além de realização de eventos. Ela disse que o momento é de busca por apoio e recursos. “Sabemos que como nós temos um potencial de turismo muito grande no Acre, com essa concentração turística que é nossa base do Vale do Juruá, então viemos expor essa importância que temos, até mesmo para alavancar a nossa economia”, disse.

Diante das demandas apresentadas, Rocha esclareceu que já entrou em contato com a Fundação Elias Mansour (FEM) e que também acionará a Secretaria Estadual de Educação para viabilizar o apoio para a construção de um plano de cultura para a região. “Nós temos aqui na região do Juruá um potencial turístico gigantesco no etnoturismo, no turismo ambiental e ecológico, no turismo religioso e em outros ramos do turismo e que precisam ser explorados e vendidos para o Brasil e o mundo”, enfatizou.

Ele destacou que já participou de eventos culturais como o Festival Yawa e que estas são ocasiões em que se pode encontrar turistas de todo o mundo. “Então nós precisamos fortalecer o turismo. É uma indústria limpa, uma indústria que gera muitos recursos para o estado e nós temos na região do Juruá um potencial muito grande a ser explorado ainda”, finalizou.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.