Rio Branco, Acre, 25 de setembro de 2020

Projeto para construção do Hospital Universitário é apresentado ao governador Gladson Cameli

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O governador Gladson Cameli conheceu nesta segunda-feira, 31, o projeto arquitetônico elaborado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) para a construção do Hospital Universitário (HU), no campus Rio Branco. Quando estiver pronta, a futura unidade será mais uma importante aliada da saúde pública do Estado e oferecerá, ainda, o suporte necessário para o ensino e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

Com mais de 41 mil metros de área construída, o hospital foi elaborado para ser um dos mais modernos da Região Norte do país. O local contará com 320 leitos (40 de UTI), 11 salas para cirurgia e 60 consultórios ambulatoriais, entre outras estruturas próprias de uma unidade de grande porte. Por ano, o HU terá capacidade de atender 245 mil consultas médicas e realizar 9 mil procedimentos cirúrgicos. A estimativa é de que sejam gerados 1,8 mil empregos diretos.

Hospital Universitário foi projetado para ser um dos mais modernos da Região Norte brasileira Foto: Divulgação

Engenheiro civil, Cameli ficou impressionado com o audacioso projeto apresentado pela Ufac. Gladson elogiou a iniciativa e enfatizou que o novo hospital será um marco para o atendimento à população e fundamental para o aprendizado dos estudantes da instituição. Sempre favorável a parcerias entre os órgãos públicos, o governador assegurou ainda apoio do Estado para o início das obras.

“Os meus olhos brilham quando vejo um projeto como esse. Quero parabenizar a Universidade Federal do Acre. Enquanto a apresentação estava sendo feita, já até imaginei a obra pronta, ajudando a nossa população. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso para que esse projeto saia do papel, “, declarou o gestor.

Governador Gladson Cameli enalteceu projeto hospitalar da Ufac e assegurou apoio institucional do governo do Estado para realização da obra Foto: Diego Gurgel/Secom

Gladson aproveitou a oportunidade e lançou o convite para que a Ufac auxilie o governo no gerenciamento das unidades hospitalares estaduais. “Sei da capacidade que a universidade possui. O nosso objetivo é melhorar, cada vez mais, a nossa saúde pública e o apoio de vocês será muito importante nesse processo”, destacou.

Ufac pede apoio da bancada federal acreana para construção do Hospital Universitário

O investimento para a construção do complexo hospitalar é estimado em R$ 225 milhões. Para a primeira etapa da obra, são necessários cerca de R$ 175 milhões.

“No Amapá, por exemplo, os parlamentares se uniram e destinaram uma emenda de bancada para a construção do Hospital Universitário, que, inclusive, será inaugurado muito em breve. Acreditamos que o mesmo empenho também possa ser feito pela nossa bancada para que possamos conseguir os recursos e começarmos a construção desse sonho, a partir de 2021”, explicou Guida Aquino, reitora da universidade.

A apresentação do projeto ocorreu por meio de videoconferência e contou com a participação das deputadas federais Jéssica Sales e Perpétua Almeida, além de outros membros da reitoria da Ufac. Para Sales, o Acre conta com um grande aliado para conseguir a maior parte da verba solicitada pela universidade.

“O senador Márcio Bittar é o relator do orçamento para 2021 e já encaminhei a demanda para ele. Como médica, sei da importância de um hospital como esse para os estudantes e, principalmente, para a população do nosso estado. Vou trabalhar, juntamente com a bancada federal, para que possamos alocar os recursos necessários”, afirmou.

O mesmo comprometimento foi assegurado pela deputada Perpétua Almeida. “As emendas de bancada são impositivas. Podemos criar uma emenda específica para a Ufac e cada um dos parlamentares poderia definir um valor para ajudar na construção do hospital”, sugeriu.

Secom

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.