23.4 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Cultura do Cancelamento – ela está cancelada!

Por

- Publicidade -


Ooiii Maravilhosas! Carolzinha aqui. 

Hoje eu gostaria de fazer uma reflexão com vocês, muitas vezes vemos coisas na internet que não nos questionamos sobre.. Como o cancelamento. Esse movimento surgiu para chamar atenção a questões sociais e ambientais, mas com o tempo se tornou uma disputa de opiniões e insultos. Várias pessoas estão cancelando artistas ou influenciadores quando tomam uma atitude errada. Mas se fôssemos para cancelar quem erra, todos nós estaríamos cancelados, né?

Erre muito!

É isso mesmo, quando criticamos, nas redes sociais, alguém que errou, estamos dizendo para nós mesmas que errar não é uma opção, que é algo terrível. Eu venho aqui te dizer o contrário, errar é necessário e não fomos feitos para sermos perfeitos e acertamos em tudo, isso é impossível. O medo de errar te pára e te impede de avançar na vida. Quem erra aprende mais do que quem acerta, por isso, erre muito, erre o mais rápido possível e não erre nas mesmas coisas. Quem erra nas mesmas coisas escolhe ter os mesmos resultados.

Tenha empatia

Nunca sabemos o que outra pessoa está passando. Pare de usar a internet para falar mal e xingar os outros, o ódio constrói barreiras, não esqueça que do outro lado existe uma vida, uma pessoa que possui sentimentos. ”Ah Carol, mas eu não ligo se as pessoas falarem que eu estou cancelada, falarem mal de mim e etc”, pois é, mas não pense que o mundo é igual a você.

Para ter empatia eu preciso quebrar a bolha que eu vivo. Cada pessoa tem seus valores e senso de julgamento baseado nas suas experiências e educação. Você enxerga o mundo com as suas lentes, para ter a empatia eu preciso querer experimentar as lentes de outras pessoas para poder entender diferentes tipos de comportamentos. Se eu viver dentro da minha bolha, sempre enxergarei o mundo da minha maneira, estando sempre cega a novas possibilidades e achando que as pessoas agirão como eu ajo.

Faça perguntas

Não seja parte da manada. Muitas pessoas falam coisas sem pensar. Você já se questionou o por que dizer que fulano/fulana está cancelado(a)? Que impacto isso tem na vida da outra pessoa? E na minha, o que ganho com isso? Se você nunca se questionar, nunca vai entender a origem das coisas. Antes de fazer o que todos fazem, se pergunte o por que. Fazer questionamentos gasta energia, por isso grande maioria das pessoas não fazem e vivem todas do mesmo jeito, fazendo as mesmas coisas, reproduzindo os mesmos comportamentos. Seja diferente, seja você.

Não estou dizendo para nos conformarmos com o erro dos outros, aceitarmos tudo que vimos ou ouvimos. Estou chamando atenção para como respondemos a isso, por que falamos o que falamos e qual a nossa intenção. Tenha empatia, tenha amor, espalhe o que é bom, porque sempre colheremos o que plantamos. Impossível plantar um pé de maçã e colher pêra. Pense nisso.

Faça parte do meu grupo de mulheres no telegram, onde todos os dias compartilho mensagens edificantes. Clique aqui.

 

 

- Publicidade -
Copiar