25.7 C
Juruá
terça-feira, fevereiro 20, 2024

Governo dialoga sobre turismo com representantes do setor em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Em agenda no município de Cruzeiro do Sul, o governador em exercício, Major Rocha, esteve reunido no início da tarde deste sábado, 29, com representantes da Secretaria Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, além do Sebrae. O encontro aconteceu no gabinete da vice-governadoria e teve como objetivo promover um diálogo sobre os rumos do turismo e as necessidades do setor no retorno às atividades após o isolamento social.

Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Aldemir Maciel, que também responde pela pasta de Cultura, afirmou que os dois segmentos estão interligados e que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul busca organizar a retomada do processo de incentivo ao turismo pós-pandemia. “Quando você trabalha a cultura de uma região, você trabalha também o turismo. Os nossos grandes eventos culturais fortalecem o turismo, fortalecem a economia e trazem as pessoas para conhecer uma região que é linda”, ressaltou.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Siane Grandidier, explicou que desde a criação em 2016, o órgão trabalha no fomento e fiscalização de projetos, além de realização de eventos. Ela disse que o momento é de busca por apoio e recursos. “Sabemos que como nós temos um potencial de turismo muito grande no Acre, com essa concentração turística que é nossa base do Vale do Juruá, então viemos expor essa importância que temos, até mesmo para alavancar a nossa economia”, disse.

Diante das demandas apresentadas, Rocha esclareceu que já entrou em contato com a Fundação Elias Mansour (FEM) e que também acionará a Secretaria Estadual de Educação para viabilizar o apoio para a construção de um plano de cultura para a região. “Nós temos aqui na região do Juruá um potencial turístico gigantesco no etnoturismo, no turismo ambiental e ecológico, no turismo religioso e em outros ramos do turismo e que precisam ser explorados e vendidos para o Brasil e o mundo”, enfatizou.

Ele destacou que já participou de eventos culturais como o Festival Yawa e que estas são ocasiões em que se pode encontrar turistas de todo o mundo. “Então nós precisamos fortalecer o turismo. É uma indústria limpa, uma indústria que gera muitos recursos para o estado e nós temos na região do Juruá um potencial muito grande a ser explorado ainda”, finalizou.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!