As candidaturas de mulheres estão entre as prioridades do Partido dos Trabalhadores (PT), que compreende as desigualdades de gênero como algo que afeta toda a cadeia social. No Acre, as pré-candidatas estão recebendo formação e apoio para enfrentar o período eleitoral, por meio do projeto Elas Por Elas.
O Elas por Elas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceira com as Secretarias Estaduais, com o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil. O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico e está ainda mais evidente neste momento de avanço de pautas conservadoras e consecutivos retrocessos.
Na última semana, as pré-candidatas acreanas e suas respectivas assessorias receberam formação em comunicação e política. Em decorrência da pandemia, as formações que seriam presenciais, ocorrem de maneira virtual unindo mulheres de todos os municípios do estado.
“O PT inovou com o projeto Elas, que começou em 2018. Ele possui dois grandes eixos: garantir a participação das mulheres em espaço de poder e dá condições para ocupação do espaço”, observa a secretária estadual de Mulheres do PT e coordenadora do Elas por Elas no Acre, Gracinha Manchineri.
Em 2018, o Elas por Elas destacou debates importantes, a exemplo da necessidade da participação das mulheres jovens, mulheres negras, indígenas, LBT na política. A iniciativa promove anualmente um festival de artistas mulheres.
Realizamos festivais de mulheres .
“Já iniciamos a discussão dos planos de governo municipais, bem como realizamos a formação da comunicação e política. Em breve, realizaremos a de assessoria jurídica e contábil”, ressalta Gracinha.

