Rio Branco, Acre, 15 de janeiro de 2021

PF desarticula grupo que falsifica documentos para entrada de estrangeiros no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Federal realiza desde as primeiras horas da manhã deste sábado, a operação CHACAL, objetivando desarticular organização criminosa internacional que falsifica documentos e promove a entrada ilegal de pessoas em diversos países.

Foram expedidos um mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva pela 3ª Vara Federal de Rio Branco/AC em desfavor de dois estrangeiros que atuaram no contrabando de pessoas no Brasil por Assis Brasil/AC e há tempos promovem a entrada ilegal de iranianos nos EUA e Canadá.

A investigação iniciou-se após um grupo de iranianos ter sido preso tentando ingressar no Brasil usando passaportes falsos. Supõe-se que o grupo tinha como objetivo chegar ao Canadá, porém com as fronteiras internacionais fechadas, dificultou-se a realização desse intento.

Com a atuação conjunta entre a INTERPOL, a colaboração da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega, Homeland Security Investigations (HSI) em Brasília e Polícia Federal, chegou-se aos verdadeiros nomes dos iranianos, dentre os quais havia o coiote, que seria o responsável pela promoção da entrada ilegal desses iranianos no país. Um dos presos tem sido investigado e monitorado pelas autoridades dos EUA por envolvimento em contrabando de pessoas do Oriente Médio para as Américas e Europa nos últimos doze anos.

O nome da operação foi dado em razão de que o contrabandista de pessoas é denominado informalmente de “coiote”, cujo animal é chamado de chacal americano.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão foram apreendidos um celular, um notebook, diversos chips telefônicos de países diferentes, cartões de crédito em nome de várias pessoas e documentos diversos.

Ac24hrs

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.