Rio Branco, Acre, 21 de outubro de 2020

Bactéria escapa de laboratório chinês e infecta 3 mil pessoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

No total, 3.245 pessoas apresentaram infecções pela brucelose, uma doença transmitida por gado ou produtos de origem animal.

Uma bactéria “escapou” de um laboratório na China e foi capaz de infectar 3 mil pessoas em seu tempo fora das paredes do laboratório. Segundo a agência de notícias AFP, a situação aconteceu em 2019, mas somente agora foi descoberto o motivo da infecção das pessoas que apresentaram febres, dores nas articulações e dores de cabeça — nada relacionado ao novo coronavírus.

No total, 3.245 pessoas apresentaram infecções pela brucelose, uma doença transmitida por gado ou produtos de origem animal. Embora não seja contagiosa para humanos, ela é capaz de causar os sintomas já citados acima. O laboratório do qual a “infecção escapou” é especializado em produzir vacinas para animais — o que explica o vazamento da bactéria. O governo local, da província chinesa de Lanzhou, não houve transmissão entre humanos.

O que aconteceu, segundo o governo, foi que o laboratório estatal usou um desinfetante vencido entre os meses de julho e agosto no ano passado para produzir as vacinas contra a bactéria para animais. Sem a esterilização completa, as bactérias ficaram presentes nas emissões de gases da empresa — o gás, então, se espalhou pelo ar até o Instituto de Pesquisa Veterinária e infectou 200 pessoas em dezembro de 2019. Lanzhou também afirmou nesta sexta-feira, 18, que a bactéria geralmente se origina de ovelhas, vacas, ou porcos.

No início de 2020, o laboratório se desculpou, mas, por conta da falha, teve sua licença para produzir vacinas contra a brucelose revogada. A partir de outubro todos os pacientes infectados receberão uma indenização.

Fonte:Notícias da Hora.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.