Rio Branco, Acre, 27 de outubro de 2020

Segurança promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/Ac), por meio com o Centro Integrado de Assistência Biopsicossocial (Ciab) realizou, nesta sexta-feira, 18, a palestra com o tema “Setembro Amarelo: falar é a melhor solução”, ministrada pela psicóloga e voluntária do Ciab, Leidiane Rodrigues. A discussão,  com  expressiva presença dos servidores da Sejusp, trouxe informações gerais sobre o suicídio e mostrou as maneiras de prevenir diversas situações.

Durante a roda de conversa, que aconteceu no espaço interno da Secretaria, a psicóloga mostrou que 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio. Além disso, enfatizou que nem sempre a causa é a depressão, uma vez que fatores sociais, doenças mentais e aspectos psicológicos também podem contribuir. Por fim, destacou que falar sobre o suicídio não induz a prática, dando ênfase que a melhor forma de prevenção é saber escutar e oferecer apoio, seja com um gesto afetuoso, seja indicando ajuda especializada.

Falar é a solução

Para a psicóloga, a discussão foi de grande importância para a difusão do conhecimento aos servidores, destacando que a mídia tem um papel fundamental neste trabalho preventivo. “Falar sobre o suicídio não está induzindo ninguém a cometê-lo. É necessário que a mídia sempre esteja indicando os locais e as maneiras de se procurar ajuda, além de orientar as pessoas que estão próximas de alguém que esteja pensando em suicídio, para que elas saibam como abordar e orientar de forma correta e responsável”, ressalta.

O coordenador do Ciab, Antônio Azevedo, destaca que é de competência do centro a promoção de tais atividades que visam a promoção da saúde dos servidores e colaboradores da segurança pública no Estado, principalmente voltado ao lado emocional. “Imagina o servidor que está na linha de frente da segurança e que sofre estresse constante. Este necessita de ajuda profissional para lidar com esses momentos de crise que podem afetar o emocional e atrapalhar a vida profissional e pessoal”, finaliza.

 

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.