Rio Branco, Acre, 24 de outubro de 2020

Saúde monitora plano de ação para retorno seguro das atividades comerciais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), iniciou em setembro a orientação e o monitoramento nos municípios no que se refere ao retorno das atividades comerciais.

Intitulada “Força tarefa de educação em saúde em duas etapas para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) nos municípios”, a ação visa dar suporte aos municípios acreanos para a retomada segura dos serviços e atividades comerciais.

A técnica  da Divisão de Educação e Saúde, Ilzanete Carrilho, explica que o plano foi construído sob a orientação da Divisão, da Vigilância Sanitária e do Centro de Operações Emergenciais (COE) para a Covid-19.

“Nós assessoramos esse município sobre como ele deveria organizar o plano, e agora estamos fazendo esse trabalho de monitoramento. Estamos dando ferramentas no que se refere a orientações e apoio aos municípios”, explicou Ilzanete Carrilho.

População Indígena

O retorno aos municípios para o monitoramento e novas orientações também abrange a população indígena, um povo numeroso no Acre como explica a gerente da área de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, Zilmar Cândido.

“O que fazemos é acompanhar, avaliar e monitorar a execução das políticas públicas na ponta. E, nesse momento, são vulneráveis dentro da recuperação da doença”, destacou a gerente.

Apoio aos técnicos

As ações desenvolvidas pelos técnicos da Sesacre não seria possível sem o apoio da gestão da pasta e sem olhar especial do governo sobre a Saúde: “Nós ficamos felizes com o apoio da gestão e do governador Gladson Cameli, que nos dão condições necessárias para nos deslocarmos até os municípios, e isso é fundamental”, enfatizou o técnico Eduardo Messias.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.