Rio Branco, Acre, 31 de outubro de 2020

Mourão elogia ações integradas e monitoramento ambiental no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O vice-presidente da república, general Hamilton Mourão, e o governador Gladson Cameli, concederam uma entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, 23, para falar das ações integradas do meio ambiente e os avanços do Escritório Técnico de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) que é realizado dentro do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma).

“Esta ação é exemplar e que deve e ser replicada em outros estados da Amazônia”, disse o general sobre o Cigma, criado para integrar informações e dados que direcionam as equipes de fiscalização.

Sobre os dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), que vem tendo seus dados questionados pelo governo federal, Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal é direto: “Não existe discurso de má interpretação nos dados do INPE. O modelo do Acre pode ser seguido pelos outros. A gente não briga com esses dados. São dados brutos. Tem x dados desmatados, tem y pontos de calor. Agora os dados têm que ser qualificados”.

E destaca: “Tanto aqui no Cigma quanto no INPE, os nossos funcionários e pesquisadores trabalham analisando as imagens com olho humano. Nós precisamos ter ferramentas da tecnologia da informação de ter uma agilidade muito maior por meio de algoritmo que reconheça e nos dê maior agilidade de ação”.

Já o governador Gladson Cameli foi enfático ao responder sobre a influencia do Cigma na vida d pecuarista.

“Nós estamos tentando amenizar, tentando criar mecanismos para melhorar a vida das pessoas. O IMAC tá cumprindo o seu prazo, o que não dá é que para uns setores queiram politizar as coisas. O fato do vice está aqui pela segunda vez acompanhando de perto as queimadas e nós mostrando esse trabalho só enfatiza o nosso cuidado com o meio ambiente”.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.