Rio Branco, Acre, 30 de outubro de 2020

Lacen de Cruzeiro do Sul fará testes de Covid-19 nesta quarta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Para dar mais celeridade aos exames da Covid-19 na regional do Juruá, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) inaugurou no último fim de semana as novas instalações do Laboratório Central (Lacen) de Cruzeiro do Sul, no prédio da Vigilância em Saúde.

O serviço começa a funcionar a partir desta quarta-feira, 30, e realizará a análise dos exames dos pacientes internados com suspeita de Covid-19, além dos exames sorológicos que já eram realizados, como dengue, zika e doenças infectocontagiosas, como HIV e hepatite C.

O secretário Alysson Bestene esteve presente na entrega simbólica do Lacen: “O governo tem se empenhado no combate ao coronavírus e esse novo espaço vai garantir a agilidade dos resultados dos exames. E quero deixar também meu agradecimento, pois essa máquina para análise dos exames foi adquirida graças à emenda da deputada federal Jéssica Sales”, relata.

Lacen do Juruá

O laboratório, que funcionava há 12 anos no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, passa a funcionar no prédio da Vigilância em Saúde. O setor de biologia molecular agora possui dois equipamentos de RT-PCR, um instalado para iniciar os testes de Covid-19 dos pacientes internados nos hospitais do Vale do Juruá e outro para os exames sorológicos.

O RT-PCR faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória e é o “padrão-ouro” para diagnóstico da infecção aguda sintomática.

O prazo estipulado pela coordenação do laboratório para a entrega dos resultados é de no máximo 48 horas, salvo imprevistos.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.