Rio Branco, Acre, 27 de outubro de 2020

Educação desenvolve projeto para melhorar desempenho de escolas no Ideb

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Para garantir a elaboração e implementação de ações estratégicas voltadas para o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, do Departamento de Educação Básica e do Departamento de Educação do Campo, desenvolveu o Projeto Ideb em 2019.

O projeto tem como foco a melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, em relação às competências e habilidades em leitura e resolução de problemas matemáticos.

Com o investimento da SEE em materiais distribuídos pela Equipe Moderna, empresa do grupo espanhol Santillana, foram adquiridos livros didáticos destinados aos estudantes e professores, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental; ambiente virtual de aprendizagem; sistema de avaliação que inclui simulados; jogos virtuais educativos; guias de orientação e recursos didáticos para os educadores; plataforma virtual para gestão e monitoramento das aprendizagens; e plano de assessoria pedagógica personalizado.

De acordo com o secretário Mauro Sérgio Cruz, é importante investir no ensino fundamental para que os alunos melhorem seu aprendizado e não se encontrem futuramente em um ensino médio fragilizado. “Acredito que podemos sempre melhorar. O professor acreano é competente e com um bom material o resultado será muito positivo para o nosso estado. É começando hoje que lá na frente todos ficarão satisfeitos com os resultados”, afirma.

No mês de setembro, foi realizado o Seminário de Implantação do Projeto-Piloto Ideb por meio de uma live no Youtube. O momento contou com as participações do secretário de Estado de Educação (SEE), Mauro Sérgio Cruz, da diretora de Ensino, Denise dos Santos e das representantes da Equipe Moderna, Damaris Santos e Sulamita Lima. A live foi direcionada especificamente aos gestores escolares, coordenadores de ensino do Ensino Fundamental, professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática e seus coordenadores pedagógicos.

Inicialmente, o projeto está sendo adaptado para atender alunos e professores de Rio Branco, da rede estadual, área urbana. As ações vêm sendo adotadas para futuramente atender outros municípios.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.