Rio Branco, Acre, 28 de novembro de 2020

MEC quer que projeto de escolas indígenas do Acre sirva de modelo para todo o Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações do ContilNet
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governador Gladson Cameli (sem partido) se reuniu na manhã desta quarta-feira (14), em Brasília, com o ministro da Educação Milton Ribeiro para apresentar o projeto das novas escolas indígenas e agradecer o apoio do governo federal para inaugurá-las no ano que vem.

O encontro foi intermediado pelo senador Márcio Bittar (MDB). Participaram da reunião o secretário de Educação, Cultura e Esporte (SEE) do Acre, Mauro Sérgio Cruz, os deputados federais Vanda Milani (Solidariedade) e Alan rick (DEM), além do presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Francineudo Costa.

A ideia das escolas já foi apresentada no Acre no final de agosto. Com um conceito de autossuficiência, as unidades terão energia solar, reutilização da água da chuva e possibilidade de ampliação sem necessidade de demolição dos espaços. Cinco comunidades serão contempladas com as obras, que devem começar no início de 2021.

O ministro ficou impressionado com a arquitetura e funcionalidade das novas escolas e comentou que elas deveriam servir de modelo para as comunidades rurais de todos estados do Brasil.

“Eu pedi o apoio do ministério para que, através do governo federal, em parceria com o governo do estado, a gente possa ano que vem estar inaugurando essas escolas para a nossa população. Porque não é só falar, nós queremos colocar na prática e mostrar que o estado está preocupado com todos”, disse Cameli.

Para Mauro Sérgio, bons frutos virão a partir do encontro. “O ministro foi muito receptivo, muito humano. Assistiu com muito carinho todo o projeto voltado para essa nova política do governador Gladson Cameli voltada para a educação indígena, com a melhoria das estruturas das nossas escolas”.

Alan Rick reconheceu a parceria do ministro Milton Ribeiro. “Mostrou-se absolutamente parceiro do estado do Acre para atender o projeto. O governador foi muito contundente na proposta. E nós vamos ajudar aqui em Brasília para que nós possamos ter um modelo que se adeque à realidade dos nossos alunos indígenas e da zona rural”.

Na terça (13), uma comitiva acreana liderada por Mauro Sergio Cruz foi recebida pelo presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Marcelo Lopes da Ponte, que garantiu total apoio para a construção das escolas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.