Rio Branco, Acre, 19 de janeiro de 2021

Jacinda Ardern é reeleita primeira-ministra da Nova Zelândia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações Uol
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Elogiada por suas medidas de combate à pandemia do coronavírus, Jacinda Ardern foi reeleita primeira-ministra da Nova Zelândia. De acordo com a CNN, com 87% das urnas contabilizadas, ela garantiu vitória ao aparecer com 48,9% dos votos.

Com o resultado apresentado hoje, o Partido Trabalhista, de Jacinda, consegue a maior vitória das eleições para primeiro-ministro do país desde que o atual sistema político foi adotado, em 1996.

“Hoje a Nova Zelândia mostrou seu maior apoio ao nosso partido em 50 anos”, disse Jacinda, em seu discurso da vitória. “Posso prometer a vocês: seremos o partido que governará para todos”.

A primeira-ministra fortalece seu controle de centro-esquerda sobre o governo contra a desafiante Judith Collins, dos conservadores.

Os neozelandeses também votaram em referendos para legalizar a eutanásia e o uso da maconha de forma recreativa, o que poder tornar a Nova Zelândia apenas o terceiro país do mundo a permitir o uso adulto e venda de cannabis em seu território, depois do Uruguai e do Canadá. Os resultados devem ser anunciados em 30 de outubro.

Jacinda ficou conhecida globalmente pelo combate à pandemia. A Nova Zelândia chegou a registrar 102 dias sem mortes pela doença e totaliza, hoje, menos de 2 mil casos e 25 mortes pela covid-19.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.