Rio Branco, Acre, 26 de novembro de 2020

Governo capacita moradores do Croa para fortalecer turismo de base comunitária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo do Acre, por meio de uma equipe da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), esteve no Croa, no Vale do Juruá, para ministrar os cursos “Fortalecendo a governança comunitária” e “Gestão e empreendedorismo” para a comunidade local. O objetivo é fortalecer o turismo de base comunitária, que já é realizado no local.

Foram abordados conceitos de empreendedorismo, associativismo, governança compartilhada e comunitária, além de explicar a importância de formalizar empresas. Houve ainda oferta de consultoria.

Francisca da Silva Barros, conhecida como “Chaguinha”, recebeu consultoria sobre a formatação de uma doceria que pretende estabelecer em sua residência. “Foi excelente. Eu precisava de dicas de como montar a doceria. Da consultoria surgiu o nome do meu negócio, ‘Delícias da Dona Chaguinha’, e também a ideia de criação de um estande de artesanato no local”, explica.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, ressalta que o turismo no Croa vem crescendo graças ao empenho da comunidade, que teve a sensibilidade de reconhecer naquele lugar um potencial turístico, mas que se faz necessário fortalecer e profissionalizar a comunidade, por meio de cursos.

A proprietária do Restaurante Croa Sabor e Lenha, Maria Damiana Silva, entende a necessidade de capacitação para a comunidade. “Esses cursos são muito importantes para que aprendamos a trabalhar em comunidade, tenhamos novas ideias para melhorar nossos empreendimentos e possamos atender nossos clientes cada vez melhor”, declarou.

Outros três cursos serão ministrados ainda este ano para a comunidade, sendo eles: “Educação ambiental”, “Melhores práticas para o turismo de base comunitária” e “Gastronomia de baixo carbono”.

Programa REM

O program REM é um incentivo financeiro de compensação, não reembolsável, por resultados em redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

No Acre, o programa REM Fase II é financiado pela República Federal da Alemanha e pelo Reino Unido por meio do KfW (Banco de Desenvolvimento da Alemanha).

Croa

Localizada em Cruzeiro do Sul, a região do Croa se tornou um dos maiores pontos turísticos do Acre. O rio Croa, de águas escuras com vitórias-régias e uma planta aquática chamada “pasta”, que cobre parte das águas formando um tapete verde, são uma atração à parte. No local, é possível contemplar a natureza e vivenciar experiências com o chá ayahuasca.

O espaço funciona todos os dias, com duas pousadas e três restaurantes sob agendamento prévio.

Para mais informações:

(68) 98412-8780

(68) 99612-3009

(68) 98428-5328

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.