Rio Branco, Acre, 30 de novembro de 2020

Serviço: veja como descobrir a velocidade da sua internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações G1
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O sinal da internet móvel de quinta geração ainda não chegou ao Brasil, mas promete uma conexão até 20 vezes mais veloz do que o 4G a que estamos acostumados.O Fantástico deste domingo (25) traz uma reportagem especial sobre o 5G e a rede de intrigas e interesses por trás desta tecnologia, que tem potencial para revolucionar o mundo como conhecemos.

Enquanto o 5G não é para todos, que tal testar a velocidade da sua internet? Velocímetros online mostram informações sobre o pacote de banda larga que você contrata na operadora. O processo do teste é bem simples.

Como funciona o teste de velocidade?

Quando você aperta para iniciar o teste, a primeira coisa que o velocímetro faz é identificar seu IP. Por meio de uma medição em milissegundos, a ferramenta mede quanto tempo um pacote de dados leva para viajar do seu computador (ou celular) até o servidor e voltar. O resultado dessa simulação é um número que representa a velocidade média para upload e de download. O resultado dessa medição é mostrado em megabits por segundo. O recomendado é que você compare esse valor com a velocidade mínima garantida em contrato com a sua operadora.

É comum, porém, que a internet apresente velocidades diferentes a depender do horário e do dia. Para ter uma média, o aconselhável é fazer o teste em momentos variados, não só para testar o fornecimento da operadora, mas também para facilitar a sua vida: desse jeito, você poderá saber em que horário a internet é mais rápida para realizar upload e download, por exemplo.

Qual é a diferença entre download e upload?

Na prática, quando você navega pela Internet, está o tempo todo fazendo downloads e uploads, ou melhor, enviando e recebendo arquivos e informações. Um exemplo claro de upload é enviar uma foto. E de download de arquivos da internet, baixar um arquivo PDF.

Velocímetro Anatel

O velocímetro fornecido pela própria Anatel, o Brasil Banda Larga, é simples de usar e pode ser utilizado para a verificação de velocidade do seu computador ou do seu celular. Nesse último caso, ele está disponível em formato de aplicativo – e tem para todos os sistemas operacionais: iOS (iPhone), Android e até Symbian ou Windows Phone. É importante destacar que esse aplicativo não é para reclamações, trata-se apenas de um velocímetro. O canal para reclamações é o Anatel Consumidor.

Velocímetro TechTudo

O Velocímetro TechTudo é uma solução na web para medir a velocidade do seu acesso à internet e saber quantos megabits por segundo a sua conexão tem de capacidade. Ele te ajuda a entender melhor o que ela é capaz de fazer e a saber se a sua operadora de banda larga está entregando aquilo que foi contratado.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.