Rio Branco, Acre, 30 de novembro de 2020

PF vai usar drones para captar crimes eleitorais na zona urbana e rural do Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Federal do Acre vai utilizar mais de dez drones para fiscalizar as eleições municipais de novembro. Em Cruzeiro do Sul, parte dos equipamentos foi apresentada à imprensa na tarde desta terça feira, 27, pelo delegado Thiago Nazário.

Segundo o delegado, os drones têm capacidade de voos de até 60 quilômetros por hora e a área de abrangência é de 10 quilômetros. Possuem câmeras com zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

No Juruá, o equipamento será usado na cidade e zonas rurais e ribeirinhas e as equipes estarão a postos para ir até os locais identificados pelo drone em caso de crime eleitoral.

“O drone será a Polícia Federal em campo na eleição e os flagrantes, em todas as suas etapas, poderão ser feitos desta forma. As imagens e sons captados serão transmitidas simultaneamente para a delegacia de Cruzeiro do Sul e para uma Central de Monitoramento em Brasília. O objetivo é garantir a lisura das eleições “, explica o delegado .

A delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul responde por 13 cidades acreanas e do Amazonas. No Acre, a área de abrangência vai de Feijó à Marechal Thaumaturgo. O delegado Thiago Nazário afirma que em todas elas haverá forte atuação da PF nas eleições de novembro. “Boca de urna, compra de votos e todos os crimes eleitorais serão firmemente combatidos e os drones serão importantes aliados nesse processo , afirma.

Drones são aeronaves remotamente pilotadas. Tais equipamentos têm tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude.

O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que segundo a assessoria de Comunicação da PF, ” se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus”. Em Rio Branco, os drones também foram apresentados à imprensa.

Ac24hrs

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.