Rio Branco, Acre, 26 de janeiro de 2021

Aneel propõe reajuste de 3,89% na conta de luz dos acreanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá Em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu nesta quinta-feira (15) uma audiência pública virtual para debater a revisão da conta de luz cobrada pela Energisa no Acre.

Os valores propostos, cuja previsão é que vigorem a partir de 13 de dezembro de 2020, é que as contas dos consumidores residenciais seja de 3,89%, e para os consumidores cativos de baixa tensão a tarifa seja majorada em média de 4,72%; as indústrias em 5,55%. O efeito médio para o consumidor será de 4,87%.

A audiência foi presidida pelo assessor da diretoria, Renato Abdalla, recebeu três manifestações orais e contou com cerca de 35 participantes que acompanharam a sessão virtual. A transmissão foi ao vivo.

Os índices definitivos serão conhecidos após a Consulta e entrarão em vigor em 13 de dezembro. Segundo a Aneel, a revisão recebeu impactos, em especial, do aumento de custos gerenciados pela distribuidora.

“Cabe destacar que a Medida Provisória 998 de 2020, conhecida como MP do Consumidor, reduziu o custo com a compra de energia elétrica pela Energisa Acre e permitiu a indenização de parte da sua base de remuneração. Os efeitos dessa Medida proporcionaram atenuação de -9,62% no índice da revisão. Já o empréstimo da Conta-Covid proporcionou amortecimento de -9,93% na presente proposta”, lembra a agência.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.